Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A PESSOA IDOSA
Christopher Wallace Souza do Nascimento, Fernanda da Silva Lima, Jaciely Garcia Caldas, Fábio Pereira Soares, Daiane de Sousa Fernandes, Andréa Ribeiro da Costa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: A experiência refere-se a vivência de acadêmicos de enfermagem, da Universidade Federal do Pará, ao trabalharem com Educação em Saúde em encontros do grupo de um projeto de extensão denominado Idoso Saudável, situado em uma unidade básica de saúde, na cidade de Belém. Os encontros ocorreram mensalmente e eram planejados pelos alunos em conjunto com a docente. Ao conduzirem as ações educativas, os acadêmicos utilizaram de metodologias ativas, que consistem no protagonismo do educando no processo ensino-aprendizagem. As ações consistiam em atividades lúdicas que envolviam temáticas direcionadas ao público idoso como a hipertensão, diabetes, o autocuidado e a independência, além de realizar festas comemorativas em datas festivas. As ações educativas objetivaram a conscientização do público a respeito do que era abordado, além de se tornar um espaço que propiciou o estabelecimento de novas amizades entre os idosos. Resultados alcançados e repercussões da experiência: Conforme as atividades do projeto iam ocorrendo, foi possível perceber uma sensibilização dos idosos com sua saúde, além de educar e esclarecer suas dúvidas. Por se tratar de um público que, em sua maioria, era de baixa escolaridade, em cada encontro, dentro das temáticas tratadas, surgiam muitas dúvidas que eram esclarecidas pelos acadêmicos. A participação direta dos idosos nas atividades mantia a atenção dos mesmos no que estava sendo esplanado, o que influenciou diretamente no aproveitamento das ações educativas. Além disso, a socialização do grupo gerou um vínculo com a unidade de saúde, pois a equipe que coordenava o grupo frizava sempre a importância de se estar presente nas consultas e seguir as recomendações dos demais profissionais de saúde. A soma de todos esses resultados possibilitou aos membros do grupo uma melhora na saúde nos diversos âmbitos: o biológico, o psicológico e o social. Todas as ações ocorridas evidenciaram a eficácia das metodologias ativas no processo de educar, pois tornaram os encontros algo atrativo, fazendo com que os membros se interessassem em participar.

Descritores: Educação em Saúde; Idoso; Saúde do Idoso.