Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
HIDROGINÁSTICA NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.
fabiano dos santos, Liliam Rafaelle souza da silva, Airiane monteiro barbosa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A implantação da Hidroginástica no município de Nova Olinda do Norte - AM visa à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, desenvolvida pelos profissionais de saúde do NASF, composto por Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Educador Físico, buscando benefícios diretamente através da atividade física para os usuários da Atenção Básica do município.  Investir na atividade física (Hidroginástica) regular através de uma alimentação equilibrada, um bom relacionamento familiar e social, é essencial para a melhoria na qualidade de vida, em todas as idades, contudo, para os doentes crônicos isso se torna vital.

Estratégia

Durante as aulas de hidroginástica usamos o método expositivo, onde parte do principio de demonstração do movimento individual e combinados aplicado pelo professor e com o uso de músicas, dando estímulos positivos ao decorre da aula não deixando haver exclusão durante atividade.

Conteúdo; Hidroginástica, Ginástica de alto e baixo impacto, Pessoas com problemas musculares, Hipertenso.

Baseado nos dados da saúde de Nova Olinda notou-se o grande percentual de pessoas obesas, cardíacas, hipertensas e doenças que são pré-dispostas ao envelhecimento. Pensando no bem geral e na prevenção desses agravos houve a necessidade de criar modalidades de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis. E podemos perceber que houve melhora física, psicológica e social para aqueles alunos participativos nas aulas que são realizadas de terça-feira a quintas-feiras com duração de 45 minutos de prática em cada aula.

Inicialmente selecionou-se os alunos que aceitaram voluntariamente participar da pesquisa, a mostra foi composta por 30 participantes selecionados aleatoriamente em seguida realizou-se uma avaliação física. Essa avaliação foi composta por anamnese, medidas de circunferência, dobras cutâneas, massa corporal e estatura.

Resultados

Durantes as aula de hidroginástica e ginástica observou-se que no primeiro dias de aulas os alunos apresentavam falta de condicionamento físico e cardiorrespiratório, algumas dores nas articulações e falta de postura, resistência.

De acordo com os resultados obtidos verificou-se uma evolução em todos os exercícios que eram realizados e na coordenação motora de modo geral. E assim, em todos os outros aspectos da saúde básica de Nova Olinda vem ajudando as pessoas a terem consciência que devem sempre buscar qualidade de vida através dos exercícios físicos e de preferência que sejam orientados por profissionais gradu.


Palavras-chave


hidroginástica e prevenção de doenças

Referências


Dados da secretaria de saude de nova olinda