Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL E NEONATAL: AGREGANDO SABERES COM O CUIDADO DE ENFERMAGEM
Luanda Maia Acioli, Monica Panza da Silva amaral, Luely Lorrainy Jales veras, Led Daianna Fernandes de Figueiredo, Lorena Barros Silveira, Rodrigo da Silva Martins, Ana carolina scarpel moncaio

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma importante ferramenta para o cuidado preventivo e clínico de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal. A enfermagem apresenta na ação educativa um de seus principais eixos norteadores nos vários espaços de realização de sua prática, especialmente nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Associar o cuidado com as ações educativas visa compartilhar práticas e saberes, onde o enfermeiro exerça seu papel de cuidador e educador, agregando ao seu saber-fazer o saber-fazer popular. OBJETIVO: Relatar a importância da educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal e neonatal. METODO: Os encontros foram realizados na Unidade Básica de Saúde no município de Iranduba – AM, as sextas-feiras, formando rodas de conversas com as gestantes, conforme sua idade trimestral. Os materiais e equipamentos utilizados nos encontros foram cartazes confeccionados por acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino particular da capital, Manaus (AM), computadores e projetores para apresentação de vídeos e imagens, bonecos para simulação entre outros materiais didáticos para apresentação dos temas abordados. RESULTADOS: Durante os encontros semanais estiverem presentes 36 mulheres. Foram abordados conteúdos oportunos da gestação como: autocuidado, modificações fisiológicas, alimentação da gestante (apoio da nutricionista), sinais de parto e tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, prevenção de cólicas, curativo do coto umbilical e direito da gestante. Tais temáticas foram previamente decididas com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde que prontamente conhecia as necessidades da comunidade que atendia.  A roda de conversa promoveu debates relevantes para o período gravídico-puerperal e neonatal, aprofundando o diálogo entre as gestantes e proporcionando trocas de experiências. As dúvidas foram esclarecidas pelos discentes que atuaram como mediadores facilitando a compreensão das informações e dando oportunidades para as gestantes emitirem suas opiniões sobre o assunto debatido. CONCLUSAO: Conclui-se que a escolha e execução de uma estratégia em educação em saúde podem propiciar tanto aos alunos no que concerne ao uso das variadas operações mentais, quanto às mulheres no ciclo gravídico-puerperal e neonatal, no que tange à inclusão de métodos de ensino-aprendizagem em saúde.

 


Palavras-chave


educação;saúde; ciclo-gravidico

Referências


SOUZA, CS. et al. Estratégias inovadoras de ensino. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 284-92