Última alteração: 2016-01-21
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma importante ferramenta para o cuidado preventivo e clínico de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal. A enfermagem apresenta na ação educativa um de seus principais eixos norteadores nos vários espaços de realização de sua prática, especialmente nos serviços de Atenção Primária à Saúde. Associar o cuidado com as ações educativas visa compartilhar práticas e saberes, onde o enfermeiro exerça seu papel de cuidador e educador, agregando ao seu saber-fazer o saber-fazer popular. OBJETIVO: Relatar a importância da educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal e neonatal. METODO: Os encontros foram realizados na Unidade Básica de Saúde no município de Iranduba – AM, as sextas-feiras, formando rodas de conversas com as gestantes, conforme sua idade trimestral. Os materiais e equipamentos utilizados nos encontros foram cartazes confeccionados por acadêmicos de enfermagem de uma instituição de ensino particular da capital, Manaus (AM), computadores e projetores para apresentação de vídeos e imagens, bonecos para simulação entre outros materiais didáticos para apresentação dos temas abordados. RESULTADOS: Durante os encontros semanais estiverem presentes 36 mulheres. Foram abordados conteúdos oportunos da gestação como: autocuidado, modificações fisiológicas, alimentação da gestante (apoio da nutricionista), sinais de parto e tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, prevenção de cólicas, curativo do coto umbilical e direito da gestante. Tais temáticas foram previamente decididas com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde que prontamente conhecia as necessidades da comunidade que atendia. A roda de conversa promoveu debates relevantes para o período gravídico-puerperal e neonatal, aprofundando o diálogo entre as gestantes e proporcionando trocas de experiências. As dúvidas foram esclarecidas pelos discentes que atuaram como mediadores facilitando a compreensão das informações e dando oportunidades para as gestantes emitirem suas opiniões sobre o assunto debatido. CONCLUSAO: Conclui-se que a escolha e execução de uma estratégia em educação em saúde podem propiciar tanto aos alunos no que concerne ao uso das variadas operações mentais, quanto às mulheres no ciclo gravídico-puerperal e neonatal, no que tange à inclusão de métodos de ensino-aprendizagem em saúde.
Palavras-chave
Referências
SOUZA, CS. et al. Estratégias inovadoras de ensino. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 284-92