Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA CASA DE SAÚDE DO ÍNDIO DE RORAIMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tatiana Sá Menezes Vieira, Raphael Florindo Amorim, Augusto Patrycio Sousa Cavalcante

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi realizada durante o desenvolvimento de atividades Programa PET Redes do Ministério da Saúde, orientado por professor da Universidade Federal de Roraima, na Casa de Saúde do Índio (CASAI) de Roraima, em Boa vista – RR. Foi realizada uma entrevista com a equipe de saúde e gestor para determinar o tema a ser abordado com os indígenas. O tema definido como de extrema importância foi “A superlotação da CASAI e suas consequências” (falta de alimentos, medicamentos, logística para transporte, alcoolismo, promiscuidade, DST, entre outros.), já que na CASAI Roraima, existe a peculiaridade de que os indígenas que necessitam vir para a capital não possuem limites de acompanhantes, trazendo até mais de 5 acompanhantes, gerando a superlotação da unidade, o que tornou-se um grande desafio para a equipe que trabalha lá. Para o desenvolvimento da atividade obtivemos apoio de um tradutor do dialeto Yanomami. RESULTADOS ALCANÇADOS: Observou-se bastante receptividade e interesse durante as conversas. Os indígenas se mostraram muito interessados pelo tema, fizeram muitas perguntas e se mostraram impressionados e receptivos quando puderam observar muitas figuras relacionadas aos temas abordados. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Pôde-se observar a gratificação por parte dos residentes da unidade de saúde e dos seus funcionários, confirmado pelo convite de retorno por parte da gestora da CASAI, onde já foram propostos novos temas para abordarmos em conjuntos com a equipe de saúde e os indígenas, com foco na saúde da população indígena, muito importante para o estado de Roraima, pois possui uma população indígena de 49637 pessoas, o que representa 11% da população total do estado e 6,1% da população brasileira. É o quinto estado com maior população indígena, e o primeiro na porcentagem de indígenas em relação à população total do estado [1]. Este fato nos demonstra a importância desse grupo para o nosso estado, e a necessidade de trabalhos voltados para este. DESCRITORES: Enfermagem, Educação em Saúde, Saúde Indígena.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em Saúde; Saúde Indígena

Referências


1 BRASIL, 2012. Os indígenas no Censo Demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Rio de Janeiro, 2012, p. 11.

2 BRASIL, 2002. Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, 2ª ed., Brasília – DF, 2002. p. 10