Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA ACADÊMICA JUNTO A PACIENTES MENTAL POR MEIO DE AÇÃO VACINAL
Wilgria mercia Palheta de Sousa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem junto aos pacientes portadores de transtorno mental por meio de ação de vacinação. A atividade faz parte das práticas da disciplina Estágio Curricular I do curso de Enfermagem da UFAM. Foi realizada no Centro Psicossocial-CAPS, que se encontra na área de abrangência da unidade Básica de Saúde-N59,localizada no bairro de Santa Etelvina, município de Manaus. No primeiro momento, foi feita uma visita ao CAPS, em que foi identificada a necessidade de vacinação dos pacientes; no segundo momento, foi elaborado o plano de intervenção conjuntamente com diretor do CAPS, enfermeira da UBS, supervisora de estágio e acadêmicos.  Já no terceiro momento, foi realizada a operacionalização do plano, que constou da visita aos moradores para atualizar as carteiras e vacinação para os que estavam com as mesmas em atraso.  RESULTADOS: Foi administrado vacina contra febre amarela e tétano em 24 pacientes, sendo 15 do sexo feminino e 9 do sexo masculino, com faixa etária entre 40 a 75 anos. No início das atividades, os usuários mostraram-se inquietos diante de pessoas estranhas na rotina da unidade. Ocorreram algumas intercorrências, como por exemplo, a não aceitação da vacina por parte de alguns usuários. A equipe procurou respeitar e continuar a ação naqueles que aceitaram receber a vacina, tendo em vista que essa não é uma prática comum desenvolvida pelas equipes de saúde. No decorrer da atividade, foi possível observar que alguns pacientes apresentavam estado psicossocial afetado, o que nos fez acreditar que a própria ação de vacinação e condição de saúde e vida desses pacientes propiciaram essas alterações. REPERCUSSÕES: A ação possibilitou a construção de uma prática coletiva e participativa. Permitiu também uma experiência diferenciada, considerando as necessidades que um paciente com distúrbios mentais requer dos profissionais de saúde. Os acadêmicos de enfermagem precisam estar preparados para situações atípicas e adversas da área da saúde para implementar uma melhor intervenção de enfermagem, dando assim um diferencial na assistência profissional. Finalmente, a vivência contribuiu de forma positiva para a equipe, pois serviu de experiência e aprendizagem aos acadêmicos junto à comunidade, com benefícios futuros aos que foram imunizados, na prevenção de doenças, levando a atenção à saúde aqueles que, em decorrência de suas patologias, ficam à margem da sociedade.


Palavras-chave


Saúde Mental, Acadêmicos de Enfermagem, Saúde Coletiva.

Referências


Amarante P. A (clínica) e a Reforma Psiquiátrica. In: Amarante P, coordenador. Archivos de saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Nau Editora; 2003. p. 45-66.

Canesqui, A.M. (org.) Dilemas e desafios das ciências sociais na Saúde Coletiva. 2ª.ed. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-ABRASCO, 2006.