Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
COMUNIDADES INDÍGENAS: DILEMAS E ANGÚSTIAS DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Kênia Cristina Madeira Castro, Fabiane Veloso Soares

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO: Os povos indígenas no Brasil vêm enfrentando um contínuo processo de transformação ao longo do tempo, o que em larga medida é decorrente da interação com a sociedade envolvente não indígena. Em especial, o cuidado a saúde dessa população é baseada em confronto de culturas, com profissionais de todos os estados do país, causando conflitos e dificuldades na assistência. OBJETIVO: Revisar a literatura científica sobre as dificuldades encontradas por enfermeiros na promoção a saúde da população indígena. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Foi utilizada a Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde e a Biblioteca Científica Eletrônica Virtual, utilizando como descritores: Saúde da População Indígena, Enfermagem e Prática Profissional. RESULTADOS: Dentre as dificuldades para a promoção á saúde em comunidades indígenas destaca-se a falta de conhecimento prático para atuação de novos profissionais, áreas geograficamente isoladas, formas de contratação, dificuldades de comunicação com o restante da equipe, condições de trabalho insalubres e a aceitação do profissional por parte do indígena, dentre outras. CONCLUSÃO: Ao enfermeiro cabe compreender o processo saúde-doença de forma abrangente, incluindo o aspecto étnico-cultural, bem como qualificar-se para prestar um cuidado eficaz a população indígena.

Palavras-chave


Saúde da População Indígena; Enfermagem; Prática Profissional

Referências


- CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO. Diagnóstico Situacional do Subsistema de Saúde Indígena.Relatório Inicial (Revisado), São Paulo, 2009c. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/internet/arquivos/vigisus/vigModSsi_DiagnosticoSSI.pdf >. Acessado em 10/05/2015.

-COIMBRA Jr., C.E.A. & Santos, R.V., 2000. Saúde, minorias e desigualdade: Algumas teias de inter-relações, com ênfase nos povos indígenas. Ciência & Saúde Coletiva, 5:125-132.

-FERRAZ, L., BOEHS, A.E., FERNANDES, M.C.G. Percepções das equipes de saúde da família sobre o cuidado profissional às crianças indígenas. Cienc Cuid Saude 2013 Jan/Mar; 12(1):032-039

-FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE (FUNASA), 2008. Disponível em: <www.funasa.gov.br>. Acesso em 29/04/2015.

-GUIMARÃES, Viviane Lima Bastos. Qualidade da Atenção à Saúde Indígena no Brasil. 2010. Monografia (Especialização em Saúde Pública) – Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2010.

-MARINELLI, PN. Assistência à população indígena: dificuldades encontradas por enfermeiros. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 18, n. 32, dez.2012. ISSN 2237.

-SILVA, C.N, GONÇALVES, F.J.M. enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares, Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 jul/ago;56(4):388-391.

-OLIVEIRA, F. A. Antropologia nos serviços de saúde: integralidade, cultura e comunicação. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, São Paulo, v.6, n10, p.63-74, fevereiro, 2012.

-PEREIRA, R.E., BIRUEL, P.E., OLIVEIRA, S.S.A, RODRIGUES, D.A. A experiência de um serviço de saúde especializado no atendimento a pacientes indígenas. Saúde Soc. São Paulo, v.23, n.3, p.1077-1090, 2014.