Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE A VISITA DOMICILIÁRIA À PUÉRPERA: VIVÊNCIAS DO ENFERMEIRO RESIDENTE EM OBSTETRÍCIA
Oracio Carvalho Ribeiro Junior, Andrea Juca Costa, Ericka do Carmo Meirelles Dias, Larissa Lustosa da Costa Lustosa, Liseane Bello Façanha, Nadine Matos Andrade, Naiara Lima Pereira, Suzana Maria da Silva Ferreira, Tatiane Silva de Araújo, Zilmar Augusto de Souza Filho

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: trata-se de um relato de experiência que tem por objetivo descrever e refletir sobre a inserção do enfermeiro residente em obstetrícia nas visitas domiciliárias à puérperas atendidas na unidade de saúde da família de Vila da Prata em Manaus, Amazonas. A residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Amazonas iniciou suas atividades em 2013 como uma das estratégias do Programa Rede Cegonha para a capacitação de recursos humanos que pudessem prestar uma atenção segura e humanizada à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal. Um dos campos de atuação do enfermeiro residente é a atenção básica, onde o mesmo desenvolve ações na atenção ao pré-natal e puerpério (COREMU, 2012). O Ministério da Saúde estabelece que a mulher deve visitada pela equipe da atenção básica, onde foi atendida durante o pré-natal ou que do qual passa a ser usuária após o parto, na primeira semana após a parturição, a fim de detectar eventuais problemas relacionados à saúde do binômio mãe-filho, bem como estabelecer um momento de esclarecimentos de dúvidas e informação em saúde (BRASIL, 2012). As visitas aconteciam nas terças e quintas feiras no horário matutino e contavam com uma equipe formada por médico, enfermeiro ou enfermeiro e técnico de enfermagem. Iniciava-se com o exame físico da mulher e do recém-nascido, investigação sobre o trabalho de parto e parto, investigação de intercorrências. Na sequência a puérpera era orientada quanto os cuidados consigo durante o pós-parto, sinais de complicações como infecção e hemorragias, cuidados gerais com o recém-nascido, aleitamento materno e retorno à unidade básica para consulta de fechamento do pré-natal. Resultados alcançados e repercussões da experiência: A inserção do residente nos cenários de visitas domiciliares à puérpera foi de grande valia para a formação de um pensamento mais crítico sobre suas ações assistenciais, onde o mesmo foi capaz de reconhecer a mulher inserida num contexto amplo, trazendo consigo aspectos socioeconômicos, culturais e psicológicos que influenciam na sua passagem por este momento tão importante que envolve a reprodução. Observou-se ainda através do exame físico e da anamnese a presença de problemas de enfermagem sobre os quais efetivou-se uma plano de cuidados que visaram sobretudo o estabelecimento de um processo de amamentação eficiente, a diminuição dos riscos de adquirir infecções e uma melhor disposição para um cuidado com o recém-nascido.

Palavras-chave


pré-natal; puerpério; assistência à saúde; visita domiciliária

Referências


BRASIL.Ministério da Sáude. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Atenção ao pré- natal de baixo risco- Brasília : Editora do Ministério da Sáude, 2012.

COREMU. Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Amazonas. Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem Obstétrica. Manaus, Amazonas, 2012.