Última alteração: 2016-01-21
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Nas aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II, ministradas no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, abordou-se com usuárias de uma Unidade Básica de Saúde da Família da Zona Sul da cidade de Manaus – AM, promoção e orientação quanto à realização do exame de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (PCCU), a partir de Metodologias Ativas descritas por Paulo Freire. A temática foi abordada com as usuárias na sala de espera, antes de adentrarem os consultórios para realizarem o exame de preventivo (Papanicolau), com o uso de cartazes com figuras e frases sobre o tema e um kit de coleta de material do PCCU para demonstração do exame. Com o objetivo de lhes proporcionar um melhor atendimento a partir das orientações que seriam fornecidas. RESULTADOS ALCANÇADOS: Pode-se observar a participação das usuárias no momento das atividades, enquanto aguardavam consulta na sala de espera. As mesmas eram questionadas quanto ao exame de PCCU que iriam realizar, e usavam dos seus conhecimentos empíricos para responder as questões levantadas, de forma a participar da atividade que lhes era proposta. Foi explicado como é feito o procedimento de coleta do PCCU, de forma a esclarecer à elas qualquer medo ou angústia sobre o exame. O que demonstrou a aceitação por parte delas quanto ao querer conhecer melhor sobre a prevenção do Câncer de Colo de Útero (CCU) e entender a ação pela qual iriam ser submetidas para avaliar o seu estado de saúde com o intuito de rastrear possíveis lesões. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Sem dúvida a escuta, a responsabilização e a criação de vínculos com a inserção da abordagem de gênero oferecem à mulher possibilidades de serem sujeitos e devem fazer parte de um projeto de reorganização das práticas direcionadas pela integralidade do cuidado. Faz-se necessário que haja por parte dos profissionais de saúde comprometimento social, de modo a garantir a clientela assistida qualidade da assistência elencando os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde: universalidade, equidade e integralidade. É de suma importância que durante as práticas assistenciais sejam desenvolvidas atividades de promoção e educação em saúde de modo a construir juntamente com a população feminina saberes que extrapolem unicamente o conhecimento científico, mas que também agreguem valores e experiências de vida.
Palavras-chave
Referências
PANZETTI, Noronha Menezes; DE SANTANA, Mary Elizabeth; COSTA, Marta Solange Camarinha Ramos. Pesquisas de enfermagem em câncer de colo de útero no período de 2008 a 2013. Journal of Health & Biological Sciences, v. 3, n. 1, p. 46-51, 2015.
MACHADO, Gracyanne Maria Oliveira et al. SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESF: PREVENINDO O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.