Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO EM SAÚDE DA MULHER: ABORDAGEM DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Paulo Sérgio Ferreira da Silva Filho, Izamille Lorenna de Lima Santiago, Karina Asami Sakai de Moraes, Sabrina Amazonas Farias de Menezes, Valérie Kischener Gomes, Itelvina Ribeiro Barreiros, Barbara Misslane da Cruz Castro

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Nas aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II, ministradas no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, abordou-se com usuárias de uma Unidade Básica de Saúde da Família da Zona Sul da cidade de Manaus – AM, promoção e orientação quanto à realização do exame de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (PCCU), a partir de Metodologias Ativas descritas por Paulo Freire. A temática foi abordada com as usuárias na sala de espera, antes de adentrarem os consultórios para realizarem o exame de preventivo (Papanicolau), com o uso de cartazes com figuras e frases sobre o tema e um kit de coleta de material do PCCU para demonstração do exame. Com o objetivo de lhes proporcionar um melhor atendimento a partir das orientações que seriam fornecidas. RESULTADOS ALCANÇADOS: Pode-se observar a participação das usuárias no momento das atividades, enquanto aguardavam consulta na sala de espera. As mesmas eram questionadas quanto ao exame de PCCU que iriam realizar, e usavam dos seus conhecimentos empíricos para responder as questões levantadas, de forma a participar da atividade que lhes era proposta. Foi explicado como é feito o procedimento de coleta do PCCU, de forma a esclarecer à elas qualquer medo ou angústia sobre o exame. O que demonstrou a aceitação por parte delas quanto ao querer conhecer melhor sobre a prevenção do Câncer de Colo de Útero (CCU) e entender a ação pela qual iriam ser submetidas para avaliar o seu estado de saúde com o intuito de rastrear possíveis lesões. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: Sem dúvida a escuta, a responsabilização e a criação de vínculos com a inserção da abordagem de gênero oferecem à mulher possibilidades de serem sujeitos e devem fazer parte de um projeto de reorganização das práticas direcionadas pela integralidade do cuidado. Faz-se necessário que haja por parte dos profissionais de saúde comprometimento social, de modo a garantir a clientela assistida qualidade da assistência elencando os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde: universalidade, equidade e integralidade. É de suma importância que durante as práticas assistenciais sejam desenvolvidas atividades de promoção e educação em saúde de modo a construir juntamente com a população feminina saberes que extrapolem unicamente o conhecimento científico, mas que também agreguem valores e experiências de vida.


Palavras-chave


Educação em Saúde, Enfermagem.

Referências


PANZETTI, Noronha Menezes; DE SANTANA, Mary Elizabeth; COSTA, Marta Solange Camarinha Ramos. Pesquisas de enfermagem em câncer de colo de útero no período de 2008 a 2013. Journal of Health & Biological Sciences, v. 3, n. 1, p. 46-51, 2015.

MACHADO, Gracyanne Maria Oliveira et al. SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESF: PREVENINDO O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014.