Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PET-SAÚDE REDES: CAPACITAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO
Sabrina da Silva Melo, Edinelson Rodrigues Monteiro, Alana Beatriz Rodrigues Silva, Alina Celia Silva de Souza, Evellyn de Paula Moraes Ferreira, Andrea Costa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) advindo da parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo principal estimular a iniciação à prática profissional dos alunos da área da saúde, induzindo o trabalho multiprofissional e interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde (APS), ao promover e valorizar a integração ensino-serviço-comunidade. O PET Saúde apresenta varias abordagens, como o das Redes de Atenção à Saúde, o qual a Universidade Federal do Pará foi contemplada, com participação dos acadêmicos dos cursos da saúde, no intuito de desenvolvimento de ações educativas em saúde.  Das temáticas abordadas nas ações teve-se o câncer do colo útero (CCU), a saber é causado por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), é o terceiro tumor mais frequente em mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O seu rastreamento é feito pelo exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) para detecção das lesões precursoras. Diante deste cenário, foi realizada pelos alunos de medicina e nutrição do PET-Redes, uma oficina baseada na educação problematizadora, sendo utilizadas as técnicas de exposição dialogada, para esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre as causas, fatores de risco, sinais e sintomas, tratamento e prevenção do CCU para os agentes comunitários de saúde (ACS) da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Liberdade do município de Benevides no estado do Pará, no mês de março de 2015 com 07 ACS. O desenvolvimento da temática foi intermediada por aula expositiva dialogada seguida de roda de conversa entre os alunos do PET-Saúde e os ACS, que proporcionou o esclarecimento de dúvidas, a reflexão sobre o assunto, o debate e a troca de experiências com os alunos sobre a temática exposta. Resultados da experiência: Durante a roda de conversa foi perceptível pelos alunos que os ACS evidenciaram relevante interesse acerca do tema e que apresentavam significativo conhecimento prévio sobre a temática, mas era necessário aprimorá-lo, sendo incentivado através da troca de experiências. Repercussões da experiência: A capacitação permitiu que os ACS consolidassem informações inerentes à prevenção do CCU junto ás mulheres da comunidade, sendo multiplicadores de conhecimentos nas microáreas em que atuam, provocando transformações nas orientações às mulheres, e valorização dos saberes para autointerrogação das suas práticas. Descritores: CCU; ACS; PET-Saúde.

 

 


Palavras-chave


CCU; ACS; PET-Saúde

Referências


1- AYRES, A. R. G.; SILVA, G. A. Prevalência de infecção do colo do útero pelo HPV no Brasil: revisão sistemática. Ver Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 44, n. 5, p. 963-974; 2010.

 

2- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2011. 118 p

 

3- PARADA, R. et al. A Política Nacional de Atenção Oncológica e o papel da Atenção Básica na prevenção e controle do câncer. Revista de Atenção Primária à Saúde, Juiz de Fora, v. 11, n. 2, p. 199-206, 2008.