Última alteração: 2016-01-21
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), o qual visa a integração ensino-serviço-comunidade, possibilita que os alunos de graduação em saúde, experenciarem o cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS) no fomento de práticas inter e multiprofissionais entre os sujeitos envolvidos no projeto, norteado por ações educativas em saúde. Assim, de 2013 a 2015 foram realizadas ações educativas na Unidade de Saúde da Família Santos Dumont em Benevides - Pará, por acadêmicos de enfermagem, nutrição e odontologia da Universidade Federal do Pará; o público alvo: gestantes e puerperas. As ações educativas foram desenvolvidas em diferentes cenários: sala de espera e domicílio, com auxílio de tecnologias educativas e estratégias de rodas de conversa. As ações eram agendadas conforme datas das consultas do pré-natal e das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Visando estimular à adesão do público as ações, os acadêmicos transcenderam o somente falar, para as rodas de conversa, pois esta desmistifica a figura do profissional detentor, único, do conhecimento, favorecendo valorização do saber do público e troca de experiências. Estratégia esta que desvelou do público suas angústias, medos, ânsias, curiosidades e perspectivas de futuro em relação ao ciclo gravídico puerperal, visto que o PET Saúde era da Rede Cegonha. RESULTADOS ALCANÇADOS: As ações educativas no pré-natal, bem como, suas metodologias e práticas, visam promover segurança das informações à grávida e sua família. No avançar das atividades a atmosfera entre as gestantes, acadêmicos e profissionais de saúde foi de laços de confiança, aprendizado e trocas de experiências. REPERCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA: Quando foram iniciadas, as ações educativas pareciam não ter apreço às grávidas. No entanto, no decorrer dos encontros o cenário modificou-se. Hoje temos mulheres participantes e questionadoras. Dessa forma, ressaltamos a importância das ações educativas em saúde por sanar dúvidas que muitas vezes não são esclarecidas durante as consultas, devido a grande demanda e o curto tempo nas consultas. A integração consolidou o grupo de gestantes da equipe de saúde e contribui ao fomento dos conhecimentos dos ACS e acadêmicos. E as grávidas puderam identificar a importância dos momentos de educação em saúde não inferior aos de consulta. DESCRITORES: Educação em Saúde; Gestantes; Pré-natal
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.