Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA EM BENEVIDES-PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET SAÚDE REDES
Juliana do Socorro Soares Melo, Marlea Palheta, Andrea Ribeiro da Costa, Raquel Pires Bispo Andrade

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) apresenta entre seus objetivos induzir a formação em saúde para a realidade da saúde brasileira e no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) no amparo da integração ensino-serviço-comunidade. Os acadêmicos dos cursos da saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolvem atividades, entre as quais se destacam as ações de educação em saúde, que contribuam na orientação da população de Benevides, com ênfase a Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde, fundamentada nos princípios da humanização e assistência¹. Relata-se a experiência de acadêmicos de odontologia, enfermagem e nutrição, do PET-Saúde Redes da UFPA, que realizaram ações de educação em saúde, ao grupo de gestantes vinculadas a Unidade Básica de Saúde em Benevides - Pará em 2015. As acadêmicas realizaram diversas ações, dentre elas, a importância da amamentação, que foi realizada no espaço da unidade, de maneira multidisciplinar, onde o grupo foi orientado quanto aos benefícios da amamentação para o desenvolvimento orofacial da criança, amamentação sob livre demanda e sinais de fome, sinais da pega correta, ordenha manual e doação de leite. A estratégia adotada foram as rodas de conversa com distribuição de material didático, elaborado pelas acadêmicas, na supervisão da preceptora. Resultados alcançados: A experiência foi e está sendo enriquecedora para as acadêmicas, mediante diversificados aspectos, com destaque a vivência do Sistema Único de Saúde, a troca de saberes entre acadêmicos, profissionais e a comunidade e fomento ao conhecimento específico de cuidados em saúde, mediatizados pela educação em saúde. Repercussões da experiência: As gestantes demonstraram interesse e aprendizado as temáticas, sempre requisitando ações de educação em saúde e de serem acompanhadas por pessoas próximas a elas nos dias de ação. Neste movimento de implementação das redes de atenção á saúde, torna-se fundamental que ações na atenção primária em saúde valorizem as peculiaridades e inserção sociocultural dos indivíduos, além de trabalho multidisciplinar, de forma que os conhecimentos possam refletir em cuidados efetivos e direcionados à população, visando produzir a atenção integral³. Portanto, a amamentação deve ser incentivada por ser ação importante e de baixo custo de promoção de saúde e prevenção de agravos para a criança, mãe e família. Descritores: educação em saúde, gestantes.


Palavras-chave


educação em saúde; gestantes

Referências


  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 03 de Março de 2010. Institui o Programa de Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Brasília: 2010.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Série E. Legislação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012b. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf >. Acesso em: 13 jul.
  3. COTA, J.B. Vantagens do aleitamento materno para o desenvolvimento do sistema estomatognático. 2011. Disponível em: < https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2997.pdf>. Acesso em: Maio 2015.
  4. SCHALL, V. T.; STRUCHINER, M. Educação em saúde: novas perspectivas.
  5. SILVA, E.L. Hábitos bucais deletérios. Revista paraense de medicina [online], Belém, 2006. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php? Acesso em: Maio 2015.