Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
BINGO SAUDÁVEL: TECNOLOGIA LEVE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS CRIANÇAS
Eberson Luan dos Santos Cardoso, Aryel Profeta Brito, Bruna Luana Oliveira Tavares, Gabriela Tavares Garcia, Geyse Aline Rodrigues Dias, Joanna Angélica Azevedo de Oliveira, Luana Rocha Pereira

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de vivência de discentes do curso de Enfermagem da UFPA, com o intuito de apresentar as experiências e atividades desenvolvidas na Associação Lar Fabiano de Cristo, localizada em Belém-PA no dia 13 de maio de 2015 durante as aulas práticas da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I. Realizou-se uma ação educativa em dois momentos distintos, tendo como público-alvo crianças de 5 a 7 anos frequentadoras da associação, que em sua maioria compreende aquelas provenientes de famílias carentes e que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. O planejamento educativo foi elaborado considerando o público-alvo e visando a participação integral das crianças. Para tanto, adotou-se o lúdico como estímulo à promoção de comportamentos saudáveis, considerado como uma estratégia de ensino eficaz por levar em conta as características do desenvolvimento infantil (SOUZA et al., 2013). No primeiro momento foi realizada uma breve apresentação dos envolvidos, acadêmicos e crianças e no momento seguinte foram adotadas tecnologias leves no contexto do brincar, como educação em saúde e trabalhos de pintura. A educação em saúde aconteceu por meio de uma dinâmica de grupo em forma de competição individual, denominada “Bingo Saudável”. As cartelas do bingo foram elaboradas com ilustrações para colorir retratando situações de higiene pessoal, boas maneiras e convívio social das crianças, fugindo da tradição numérica. O sorteio das imagens ditava a ordem de pintura das mesmas. No decorrer dos sorteios, os acadêmicos estimularam as crianças a comentar sobre a imagem e complementavam as falas com orientações pertinentes. Os que completaram a totalidade de imagens propostas para colorir na cartela foram premiados com objetos simbólicos que estimulavam a pintura, como lápis de cores e revistas para colorir de cunho educativo. Resultados Alcançados: O uso de uma tecnologia leve representou uma estratégia ímpar para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo das crianças, assim como contribuiu para o entendimento da necessidade de cuidado com a saúde. Repercussões da Experiência: Percebeu-se a necessidade de se haver uma proposta de promoção e motivação para a promoção da saúde fora dos limites das unidades de saúde, onde os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros, possam atuar com o uso de estratégias diferenciadas para cada público, como por exemplo, o uso de uma tecnologia leve efetiva.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional

Referências


SOUZA, M.M.A. et al. Promoção de comportamentos saudáveis em pré-escolares. Revista Brasileira de Promoção à Saúde. Fortaleza, v.26, n.3, p.387-95, jul./set., 2013.