Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM CAMINHAR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
ANDREA RIBEIRO DA COSTA, MAURA OLIVEIRA, RAQUEL ANDRADE, SIMONE LOBATO

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os movimentos de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) reúnem um arcabouço legal e de estratégias pelos segmentos da saúde e da educação, entre outros, das sustentações políticas pode-se citar as que visam fomentar formação em consonância as necessidades de saúde da população e as demandas do SUS. Sustentações de políticas indutoras para formação em saúde a exemplo do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) a partir de 2005, trazendo em suas estratégias o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde) em diferentes cenários da saúde. O PET Saúde Redes de Atenção, lançado em 2013, inseriu a necessidade das Instituições de Ensino Superior desenvolverem atividades com ênfase nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito da integração ensino-serviço-comunidade. Assim a Universidade Federal do Pará (UFPA), foi contemplada com o PET Saúde – Rede Cegonha, com participação de acadêmicos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional, e de preceptores de diferentes profissões da saúde, que acompanhavam os alunos nos serviços da atenção básica, da atenção secundária e terciária, nos municípios de Belém e Benevides-Pará, na atenção materno-infantil. Os grupos PET Saúde eram orientados por tutores, docentes da UFPA. Os grupos, ao longo de dois anos, desenvolveram ações associadas a implementação das RAS, especificamente a Rede Cegonha, atuando nos pilares da Educação em Saúde junto aos profissionais de saúde, a comunidade e aprofundando seus conhecimentos nos pilares de sustentação das RAS. RESULTADOS ALCANÇADOS: Foram desenvolvidas ações, de educação permanente e orientações à comunidade inerentes ao SUS, RAS, Rede Cegonha e cuidados em saúde, nos municípios supracitados. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: as ações desenvolvidas fomentaram conhecimento junto aos profissionais de saúde para as temáticas abordadas, além de inserção de estratégias educativas em saúde, auxiliaram na elaboração de protocolo para assistência ao pré-natal de baixo risco na atenção básica; inseriram e deixaram para nos serviços novas tecnologias leves, e fomentaram o fortalecimento dos grupos de mães, gestantes, incentivo ao aleitamento materno e planejamento reprodutivo nos serviços de atenção primária. Além de contribuírem as mudanças de olhar e de condutas junto aos alunos para o SUS e a relevância da educação em saúde. DESCRITORES: Integração; ensino; serviço; comunidade.


Palavras-chave


Integracao; ensino; servico; comunidade; PET Saúde

Referências


BRASIL. Parecer CNE/CES nº 583, de 4 de abril de 2001. Orientações para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 out. 2001.BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2009BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 03 de Março de 2010. Institui o Programa de Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Brasília: 2010.MENDES EV. As redes de atenção à saúde. 2. ed. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011. 549 p.