Última alteração: 2016-01-21
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Os movimentos de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) reúnem um arcabouço legal e de estratégias pelos segmentos da saúde e da educação, entre outros, das sustentações políticas pode-se citar as que visam fomentar formação em consonância as necessidades de saúde da população e as demandas do SUS. Sustentações de políticas indutoras para formação em saúde a exemplo do Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) a partir de 2005, trazendo em suas estratégias o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde) em diferentes cenários da saúde. O PET Saúde Redes de Atenção, lançado em 2013, inseriu a necessidade das Instituições de Ensino Superior desenvolverem atividades com ênfase nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito da integração ensino-serviço-comunidade. Assim a Universidade Federal do Pará (UFPA), foi contemplada com o PET Saúde – Rede Cegonha, com participação de acadêmicos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional, e de preceptores de diferentes profissões da saúde, que acompanhavam os alunos nos serviços da atenção básica, da atenção secundária e terciária, nos municípios de Belém e Benevides-Pará, na atenção materno-infantil. Os grupos PET Saúde eram orientados por tutores, docentes da UFPA. Os grupos, ao longo de dois anos, desenvolveram ações associadas a implementação das RAS, especificamente a Rede Cegonha, atuando nos pilares da Educação em Saúde junto aos profissionais de saúde, a comunidade e aprofundando seus conhecimentos nos pilares de sustentação das RAS. RESULTADOS ALCANÇADOS: Foram desenvolvidas ações, de educação permanente e orientações à comunidade inerentes ao SUS, RAS, Rede Cegonha e cuidados em saúde, nos municípios supracitados. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: as ações desenvolvidas fomentaram conhecimento junto aos profissionais de saúde para as temáticas abordadas, além de inserção de estratégias educativas em saúde, auxiliaram na elaboração de protocolo para assistência ao pré-natal de baixo risco na atenção básica; inseriram e deixaram para nos serviços novas tecnologias leves, e fomentaram o fortalecimento dos grupos de mães, gestantes, incentivo ao aleitamento materno e planejamento reprodutivo nos serviços de atenção primária. Além de contribuírem as mudanças de olhar e de condutas junto aos alunos para o SUS e a relevância da educação em saúde. DESCRITORES: Integração; ensino; serviço; comunidade.