Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: OLHOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Anny Beatriz Costa Antony de Andrade, Sineide Santos de Souza, Izi Caterini Paiva Alves, Bianca Soares Esteves, Bruna de Oliveira Moraes, Ciro Félix Oneti, Talyta Gluck Tello, Évila Bastos de Lima

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Este relato tem como finalidade abordar a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada na zona norte de Manaus, durante as práticas dos acadêmicos de enfermagem da disciplina Saúde Coletiva, em junho de 2015. Fazem parte da equipe da ESF, sete ACS que realizam diariamente as visitas domiciliares. O Programa do Agente Comunitário de Saúde dentro da ESF promove o vínculo entre a equipe de saúde e a população e favorece sua atuação na prevenção e promoção da saúde através da educação realizada junto à comunidade. Atualmente mais de 200 mil ACS encontram-se trabalhando(1). Ao acompanharmos as visitas percebemos que realizam a atualização das fichas, o controle dos pacientes crônicos com a disposição de cores nos prontuários, além da priorização das famílias com problemas de saúde e/ou risco para vulnerabilidade. A educação em saúde faz parte do cotidiano, assuntos como exercícios físicos, cuidados com a alimentação e higiene são repassados para a construção da qualidade de vida. A população, quando questionada sobre o atendimento do ACS, mostrou-se satisfeita. Entretanto, observamos perigos aos quais os agentes estão expostos, uma vez que a população é vítima de assaltos, vandalismo e poluição ambiental. Entre as situações que geram insatisfações no trabalho do ACS, predominam a exposição à violência e problemas socioambientais(2). Resultados alcançados: Foi possível perceber a importância do ACS como provedor do vínculo entre a ESF e a comunidade, impreterível para a continuidade do cuidado. Percebemos que as atividades desenvolvidas com maior nível de satisfação são as visitas domiciliares e a educação em saúde com a comunidade. Repercussões da experiência: Acompanhar as atividades dos ACS foi essencial para compreendermos sua importância na equipe de saúde, embora considerados pouco instruídos e não reconhecidos profissionalmente, sua atuação é necessária para a resolutividade dos problemas de saúde da comunidade. Portando, suas ações e competência profissional devem ser a valorizadas, bem como, investir em capacitações, pois eles identificam os casos de alto risco à saúde. Os ACS são os olhos da estratégia saúde da família.
Descritores: Estratégia Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde.


Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Agentes Comunitários de Saúde.

Referências


(1) Lopes DMQ, et al. Agentes Comunitários de Saúde e as vivências de prazer – sofrimento no trabalho: estudo qualitativo. Rev Esc Enferm USP 2012; 46(3):633-40.

(2)Brasil MS. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 84p.