Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: SAÚDE É AÇÃO, EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO.
Haroldo da Silva Amorim Junior, Cliciane de Souza Marcolino, Thaisa Stefany da Silva Oliveira, Wanderly Maia dos Santos, Greice Paiva, Nadiny Reis, Lorena Silveira

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A educação em saúde, em sua amplidão, deveria ser entendida como uma importante tendência à prevenção, e que na prática deve estar atento à melhoria das condições de vida e de saúde da população. Neste sentido, significa contribuir para que as pessoas conquistem autonomia para identificar e fazer uso das formas e os meios para preservar e ainda melhorar a sua vida. Tem por objetivo relatar a experiência positiva na prática de educação em saúde de acadêmicos de enfermagem em uma escola publica no estado do Amazonas, ressaltando o resultado produzido tanto nas pessoas que participaram do processo educativo quanto nos educadores. O trabalho ocorreu no dia 18 de Maio em Manaus, voltada a adolescentes de uma escola pública. A atividade educativa abordou as temáticas: gravidez precoce e os seus riscos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. As temáticas escolhidas foram selecionadas através da observação da presença de adolescentes grávidas, bem como da necessidade de esclarecer aspectos relacionados a doenças sexualmente transmissíveis (DST’S), a abordagem ocorreu através de exposição de imagens com o datashow, debate e dinâmicas com balões, musicas, caixa de som, microfone. A ação ocorreu no auditório da escola, foi observado um interesse muito significativo pelos alunos, os quais expressavam suas dúvidas e curiosidades sobre os temas abordados, ocorrendo participação tanto dos alunos bem como dos professores ali presentes. Foi demonstrado o modo correto da colocação do preservativo masculino, com a participação dos jovens. Este foi um momento de muita descontração, já que estava sendo utilizada uma dinâmica com balões e música. Quanto à gravidez e seus riscos fora abordada, foi surpreendente que diversos riscos e consequências expostas pareciam ser desconhecidos pelos estudantes em geral. Os alunos se mostraram muito interessados e dispostos a ter mais ações semelhantes para aprimorar os seus conhecimentos, e foi proposto que todos os alunos, professores e pais tivessem a oportunidade de participar das atividades educativas. Como profissionais da saúde, viver esta experiência maravilhosa e marcante nos deixou muito felizes e surpresos com os resultados alcançados, ressaltou o grande dever de nossa profissão para a sociedade e nos inspirou a contribuir ainda mais para uma sociedade critica reflexiva e saudável.

Palavras-chave


Educação em saúde; prevenção.

Referências


1.Candeias N. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública 1997;31(2):207-13.
2.Cintra F, Costa V, Tonussi J, José N. Avaliação de programa educativo para portadores de glaucoma. Revista de Saúde Pública 1998;32(2):172-7.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saúde é ação, educação e prevenção.
3.Filgueiras S, Deslandes S. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad Saúde Pública 1999;15(Sup2):121-131.
4.Ministério da Saúde (BR). Guia de produção e uso de materiais educativos. Brasília (DF): Coordenação Nacional de DST/AIDS;1998.
5.Queiroz V, Egry E. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva, fundamentadas no materialismo histórico e dialético. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF) 1988 jan/mar;41(1):26-33.
6.Vasconcelos E. Educação popular como instrumento de reorientação das estratégias de controle das doenças infecciosas e parasitárias. Cad Saúde Pública 1998;14(Supl 2):39-57.
7. Vasconcelos E. Educação popular como instrumento de reorientação das estratégias de controle das doenças infecciosas e parasitárias. Cad Saúde Pública 1998;14(Supl 2):39-57.