Última alteração: 2016-01-21
Resumo
CONSULTA DE ENFERMAGEM GINECOLÓGICA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Débora Cristina Brasil da Silva Lavôr[1], Henry Walber Dantas Vieira2, Tereza Neuman de Andrade Torres Portugal3, Edwance dos Santos Góes4
INTRODUÇÃO: No contexto da assistência integral a saúde da mulher, a consulta com a Enfermagem Ginecológica, vem demonstrando-se como um espaço privilegiado, para que se possa estabelecer um diálogo claro entre o enfermeiro e as usuárias dos serviços de saúde no Brasil (TEIXIERA, 2013). OBJETIVO: Relatar a experiência da prática de Enfermagem em Saúde Coletiva por intermédio de observações durante consulta de enfermagem à saúde da mulher. DESCRIÇÃO METODOLÓGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que se baseou no processo de observação das consultas de enfermagem ginecológica prestadas pela enfermeira de uma Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), situada na cidade de Manaus, que buscaram por este atendimento durante o período de junho a julho de 2015 durante aulas práticas da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM\UFAM). RESULTADOS: A consulta de enfermagem ginecológica na unidade observada se iniciava com um acolhimento humanizado pautado no respeito e na valorização das diferenças e das singularidades de cada mulher, que é uma das principais ações dentro da prática assistencial dos enfermeiros que prestam o atendimento ginecológico. Vale ressaltar que a enfermeira da unidade atua na mesma comunidade há 8 anos, o que estabelece confiança entre o profissional e a usuária. Na grande maioria das consultas, encontramos com maior freqüência os corrimentos vaginais, pruridos vaginais, DST’s, coletas citopatológicas e o interesse em iniciar o planejamento familiar. CONCLUSÃO: O presente relato mostra que a consulta ginecológica nesta unidade da ESF está vinculada intimamente à coleta do exame citopatológico, as orientações em saúde e as ações de prevenção, promoção e tratamento a saúde da mulher que são realizadas pela Enfermeira.
[1]Discente da Escola de enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.debora.enf.ufam@gmail.com
2Enfermeiro, Professor da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM\UFAM), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da Universidade de Saúde Paulo (EEUSP).
3Enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Família O-02, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).
4Médico da Unidade Básica de Saúde da Família O-02, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).