Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO DE FINALISTAS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE BULLYING
Maria Alice Barbosa Serique, Jéssica Caroline Magalhães Pereira, Paulo Henrique Lira Matos, Leomar Souza Silva, Krisna Kesava das Colho Lima, Elijane de Fátima Redivo

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem do 9º período da Universidade Federal do Amazonas – UFAM em atividades do estágio rural da disciplina estágio curricular I, em atuação no Programa Saúde na Escola (PSE). A disciplina objetiva realizar atividades de Enfermagem em situação real de trabalho, nas Unidades Hospitalares e Rede Básica de Saúde. O estágio rural foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que conta atua ativamente no PSE. A escola é um espaço de relações desenvolvendo o pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo. O PSE é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, objetivando o desenvolvimento pleno desse grupo. O PSE contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona a comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação. A da escola abrange alunos da educação infantil ao 5º ano. Foi solicitado o tema bullying devido ser uma situação muito frequente. O bullying não se trata de uma brincadeira, mas de um grave problema social, que deve ser conhecido e combatido. A educação continuada foi então realizada através do uso de slide, abrangendo: definição, onde ocorre, tipos de bullying, agressões: física, verbal, material, virtual, efeitos do bullying, a metodologia escolhida foi a expositiva- dialogada e participativa, esta possibilita uma conversa aberta com os alunos, com objetivo de colher depoimentos deles sobre como acontece o bullying. Resultados alcançados: A educação em Saúde deve ser vivenciada e compartilhada pelos profissionais da área e usuários de serviço. Ao optarmos por esta metodologia conseguimos alcançar o nosso objetivo que era ter a atenção voltada para o grupo. Podemos destacar como ponto positivo a receptividade da escola para com os acadêmicos. Como pontos negativos podemos citar a não participação dos alunos no início da apresentação, porque quando começamos a conversar sobre o bullying eles começaram a falar todos juntos para relatar o que acontece com eles, porém não conseguiam se controlar e esperar o outro colega terminar de falar. Ficou explícito para os acadêmicos que o enfermeiro é de extrema importância porque além de função de cuidado para com o paciente ele também tem função social no desenvolvimento de práticas educativas em saúde.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em Saúde; Programa Saúde na Escola

Referências


1. Ministério Público - Disponível em: www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/bullying.pdf 2. Becker F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001. 3. Schall V, Struchiner M. Educação em Saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública, 1999. 4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.