Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Descrição da experiência: Relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem do 9º período da Universidade Federal do Amazonas – UFAM em atividades do estágio rural da disciplina estágio curricular I, em atuação no Programa Saúde na Escola (PSE). A disciplina objetiva realizar atividades de Enfermagem em situação real de trabalho, nas Unidades Hospitalares e Rede Básica de Saúde. O estágio rural foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que conta atua ativamente no PSE. A escola é um espaço de relações desenvolvendo o pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo. O PSE é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, objetivando o desenvolvimento pleno desse grupo. O PSE contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona a comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação. A da escola abrange alunos da educação infantil ao 5º ano. Foi solicitado o tema bullying devido ser uma situação muito frequente. O bullying não se trata de uma brincadeira, mas de um grave problema social, que deve ser conhecido e combatido. A educação continuada foi então realizada através do uso de slide, abrangendo: definição, onde ocorre, tipos de bullying, agressões: física, verbal, material, virtual, efeitos do bullying, a metodologia escolhida foi a expositiva- dialogada e participativa, esta possibilita uma conversa aberta com os alunos, com objetivo de colher depoimentos deles sobre como acontece o bullying. Resultados alcançados: A educação em Saúde deve ser vivenciada e compartilhada pelos profissionais da área e usuários de serviço. Ao optarmos por esta metodologia conseguimos alcançar o nosso objetivo que era ter a atenção voltada para o grupo. Podemos destacar como ponto positivo a receptividade da escola para com os acadêmicos. Como pontos negativos podemos citar a não participação dos alunos no início da apresentação, porque quando começamos a conversar sobre o bullying eles começaram a falar todos juntos para relatar o que acontece com eles, porém não conseguiam se controlar e esperar o outro colega terminar de falar. Ficou explícito para os acadêmicos que o enfermeiro é de extrema importância porque além de função de cuidado para com o paciente ele também tem função social no desenvolvimento de práticas educativas em saúde.