Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Descrição da experiência: Nas últimas décadas, as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da enfermagem estão sendo aplicadas e discutidas no Brasil. Dentre elas, o uso da problematização tem sido uma importante ferramenta na significação dos saberes na formação do enfermeiro, estimulando o processo reflexivo dos docentes e discentes com a finalidade de melhorar a qualidade dos cursos de enfermagem. Esta experiência foi realizada em 2014 com uma turma de enfermagem da disciplina de semiologia e semiotécnica da Universidade do Estado do Amazonas. Para tal fim foi usado a aula de ensino de instrumentos básicos baseado na problematização. O grupo de estudo foi constituído por seis docentes e trinta e seis alunos. Dos 6 docentes, um ficou como coordenador e 5 ao frente de cada grupo. A turma foi organizada em 5 grupos, dos quais 4 grupos eram constituídos de 7 alunos e um de oito. O trabalho foi realizado durante três dias consecutivos, sendo dois Instrumentos básicos para cada grupo. Os instrumentos trabalhados foram: Observação, Método Científico, Princípios científicos, Criatividade, Comunicação, Trabalho em equipe, Planejamento, Avaliação e Destreza Manual e habilidade psicomotora. Os passos seguidos são: identificação do problema, reconstrução de novos significados, informações apontadas, formulação de questões e elaboração de novas hipóteses, de acordo com a problematização de cada um dos temas abordados Resultados alcançados: Ao utilizar esta metodologia tivemos baixo nível de adesão dos discentes (30,0%) durante sua aplicação em relação à identificação do problema, leitura dos textos propostos e participação dos discentes para construção das sínteses em grupo e individual, no entanto, durante o desenvolvimento da atividade para a construção da síntese coletiva houve maior (90,%) participação no processo. Repercussões da experiência: A utilização de metodologias ativas exige do aluno reflexão crítica para construção do conhecimento prévio e leitura sobre o tema para construir o seu novo conhecimento exigindo do discente iniciativa. A baixa porcentagem de participação dos discentes na fase inicial do processo mostra a formação tradicional que vem usando-se sempre nas diferentes aulas das disciplinas. Para os docentes foi uma experiência motivadora para o desenvolvimento de novas abordagens em busca da melhoria do ensino do tema sobre instrumentos básicos a fim prepará-los para a qualidade de assistência de enfermagem.