Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEA, MANAUS, AM
Flávia Roberta Dias Coelho, Mirian Elenit Lima de Fachín, Alessandra Cristina da Silva, Maria Raika Guimarães Lobo, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Sônia Rejane de Senna Frantz, Maria Luiza Oliveira Carvalho

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: Nas últimas décadas, as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da enfermagem estão sendo aplicadas e discutidas no Brasil. Dentre elas, o uso da problematização tem sido uma importante ferramenta na significação dos saberes na formação do enfermeiro, estimulando o processo reflexivo dos docentes e discentes com a finalidade de melhorar a qualidade dos cursos de enfermagem. Esta experiência foi realizada em 2014 com uma turma de enfermagem da disciplina de semiologia e semiotécnica da Universidade do Estado do Amazonas. Para tal fim foi usado a aula de ensino de instrumentos básicos baseado na problematização. O grupo de estudo foi constituído por seis docentes e trinta e seis alunos. Dos 6 docentes, um ficou como coordenador e 5 ao frente de cada grupo. A turma foi organizada em 5 grupos, dos quais 4 grupos eram constituídos de 7 alunos e um de oito. O trabalho foi realizado durante três dias consecutivos, sendo dois Instrumentos básicos para cada grupo. Os instrumentos trabalhados foram: Observação, Método Científico, Princípios científicos, Criatividade, Comunicação, Trabalho em equipe, Planejamento, Avaliação e Destreza Manual e habilidade psicomotora. Os passos seguidos são: identificação do problema, reconstrução de novos significados, informações apontadas, formulação de questões e elaboração de novas hipóteses, de acordo com a problematização de cada um dos temas abordados Resultados alcançados: Ao utilizar esta metodologia tivemos baixo nível de adesão dos discentes (30,0%) durante sua aplicação em relação à identificação do problema, leitura dos textos propostos e participação dos discentes para construção das sínteses em grupo e individual, no entanto, durante o desenvolvimento da atividade para a construção da síntese coletiva houve maior (90,%) participação no processo. Repercussões da experiência: A utilização de metodologias ativas exige do aluno reflexão crítica para construção do conhecimento prévio e leitura sobre o tema para construir o seu novo conhecimento exigindo do discente iniciativa. A baixa porcentagem de participação dos discentes na fase inicial do processo mostra a formação tradicional que vem usando-se sempre nas diferentes aulas das disciplinas. Para os docentes foi uma experiência motivadora para o desenvolvimento de novas abordagens em busca da melhoria do ensino do tema sobre instrumentos básicos a fim prepará-los para a qualidade de assistência de enfermagem.


Palavras-chave


Ensino, Aprendizagem, Problematização como Metodologias ativas