Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Promoção do aleitamento materno exclusivo em uma Unidade Básica de Saúde de Benevides-Belém/Pará: Relato de Experiência
Eydlane Rosario Costa, Andrea Ribeiro Costa, Lanna Assunção Tavares

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Descrição da experiência: O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde), é uma estratégia nacional, que visa alcançar através de ações educativas em saúde o fortalecimento da atenção básica, baseando-se nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino, serviço e comunidade. O PET-Saúde, atua no Rede Cegonha, uma política de Estado para humanização do parto e nascimento, seus objetivos estão voltados para o atendimento das mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto, assim como das crianças, garantindo um nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável uma ação foi realizada na Estratégia de Saúde da Família em Benevides-Pará, no dia da consulta do pré-natal, no qual acolhiam-se as gestantes para realizar uma roda de conversa. Inicialmente houve uma certa resistência na participação de algumas mulheres. Participaram da ação, cinco mulheres, entre elas, gestantes e nutrizes. Cada pergunta era retirada de uma caixa pelas próprias participantes, e lida diante de todas, as perguntas foram baseadas no álbum seriado sobre promoção do aleitamento materno da UNICEF e Ministério da Saúde, após respostas e comentários das mulheres envolvidas, os questionamentos eram esclarecidos pelos alunos e professora, assim como as perguntas feitas pelo público. Resultados alcançados: Esta ação foi considerada de significativa importância pelo público, que elogiou a atividade, pois o tema é bastante abrangente, e a metodologia da atividade incentivou e apoiou o aleitamento materno exclusivo. Algumas gestantes não foram participativas, acredita-se que foi pelo local onde a ação foi realizada, levando os sujeitos das ações a realiza-las em salas internas da unidade. Repercussão da experiência: Ações educativas para a promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo são importantes para melhoras no desempenho da amamentação e na saúde da criança, as estratégias de apoio, proteção e promoção ao AME na atenção básica podem ser consideradas como prioridade pelas políticas públicas. Sendo assim, contribui-se, com essas atividades, para a promoção da saúde através da educação, levando ainda, ao compartilhamento de conhecimentos e experiências. Descritores: Aleitamento materno; promoção de saúde; gestantes.

 

 


Palavras-chave


Aleitamento materno; promoção de saúde; gestantes.

Referências


REFERÊNCIAS

PEREIRA, R.S.V et al. Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo: o papel do cuidado na atenção básica. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 2010.

GOLVEIA, H.G (Org.). PET Cegonha: Integrando política pública, ensino e trabalho. Caderno saúde coletiva especial, p.46. 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/835117>. Acesso em: 26 maio 2015.