Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Construção da Agenda Compartilhada contribuindo para o fortalecimento do processo de Planejamento em Saúde no município de Itacoatiara/AM.
SIMONE CRISTINA PEREIRA FERREIRA

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A Secretaria de Saúde do município de Itacoatiara/AM, pela primeira vez em sua gestão conta com o setor de planejamento, cuja finalidade é planejar de forma compartilhada todas as ações de saúde no âmbito municipal, pois o Planejamento é uma ferramenta fundamental para a organização do serviço, por meio da construção de metas e objetivos e auxiliando na tomada de decisão, devendo estar presente em todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde. Nesse sentido, com intuito de fortalecer o processo de planejamento em saúde, o município de Itacoatiara adotou como estratégia, a construção de uma Agenda Compartilhada de Saúde, onde através desta, foi possível unificar todas as ações planejadas por cada área técnica da secretaria de saúde, permitindo assim, socialização, integração e organização das ações programadas. O Objetivo da experiencia é fortalecer o processo de planejamento local em saúde atraves da construção de uma Agenda Compartilhada.

Como resultado da construção da Agenda Compartilhada, observou-se o fortalecimento do processo de  Planejamento em Saúde como estratégia de organização das ações planejadas por cada área técnica do município de Itacoatiara – AM, ao se propor encontros entre esses coordenadores com vistas a realizar o planejamento das ações de forma integrada, compartilhada, socializando suas dificuldades e facilidades, identificando os nós críticos encontrados no planejamento em saúde, incorporando as praticas de gestão compartilhada.

A experiência é de fácil aplicabilidade e gera impacto positivo, pois é preciso incorporar as práticas de planejamento em saúde. A experiência proporciona momentos de construção compartilhada e socialização das ações de saúde local, promovendo maior integração entre os coordenadores das áreas técnicas, consequentemente mudança de práticas no processo de trabalho, coisa que antes não ocorria.

O processo de planejamento em saúde de forma compartilhada, constitui-se ainda em um grande desafio para a gestão municipal. No entanto, experiências exitosas como a construção da Agenda Compartilhada, que embora não seja uma ferramenta nova, porem pouco utilizada, nos permite acreditar que é perfeitamente possível incorporar a pratica do planejamento no cotidiano de nossas ações.

Desta forma, a agenda compartilhada serviu para organizar/reorganizar todo o processo de trabalho a nível de coordenação local em saúde através da integração e unificação das ações em um único instrumento, fortalecendo assim o processo de planejamento em saúde no município de Itacoatiara.