Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Implementação da Assistência Farmacêutica no Sistema de Saúde de Careiro da Várzea.
Adail Ferreira Ferreira da Silva

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O serviço farmacêutico tem a finalidade de propiciar o acesso qualificado aos medicamentos essenciais disponibilizados pela farmácia básica aos profissionais e usuários, atualmente o referido serviço não vem sendo desempenhado em toda sua totalidade, pois, a Assistência Farmacêutica é um sistema complexo e exige do profissional sua total integralidade no serviço.

O projeto visa aperfeiçoar a Assistência Farmacêutica para melhorar a qualidade e resolubilidade das ações e serviços, ampliar o acesso e melhorar a organização e qualidade da Assistência Farmacêutica; Implementar o Modelo de Atenção à Saúde no município por meio do cumprimento dos princípios estabelecidos na Política Nacional de Assistência Farmacêutica; Contribuir sob a ótica da Assistência Farmacêutica para o desenvolvimento do conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, com promoção da Saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Neste contexto, Carlos (1997) definiu a Assistência Farmacêutica de um modo mais sistemático: “Assistência Farmacêutica constitui, portanto, um componente da política de medicamentos, essencial no sistema de saúde, sendo prioritária e imperativa sua organização e estruturação, nos diversos níveis de atenção à saúde, com ênfase no setor público, no marco da transformação do novo modelo assistencial de vigilância à saúde”


Palavras-chave


Assistência Farmacêutica; Implementação, Sistematização

Referências


Carlos ICC. O sistema integral de assistência farmacêutica no Ceará. In: Bonfin JRA, Mercucci VL. A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec e Sobravime; 1997. p. 107.

Carvalho MC. Modelos assistenciais de unidades básicas e o conceito de intregalidade. In: Bodstein R, organizadora. Serviços locais de saúde: construção de atores e políticas. Rio de Janeiro: Relume; 1993. p. 119-30.