Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Este trabalho teve como objetivo construir instrumentos a fim de padronizar e qualificar a visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde, fundamentados no referencial da gestão da qualidade. Especificamente propôs-se elaborar um procedimento operacional padrão (POP) para a visita domiciliar de cadastro e de acompanhamento a partir da análise da Politica Nacional de Atenção Básica e de documentos institucionais; e estruturar um instrumento que padronizasse esse procedimento. Para a organização dos POP(s) de visita domiciliar de cadastro e de acompanhamento, utilizou-se a pesquisa documental, constituída por documentos do Ministério da Saúde, artigos sobre gestão da qualidade e sobre construção e validação de POP(s). Para a construção dos POP(s) de visita domiciliar de cadastro e de acompanhamento realizada pelo Agente Comunitário de Saúde, foram realizados grupos de trabalho envolvendo gestores da Atenção Primária à Saúde e profissionais de Equipes de Saúde da Família (ESF) que realizam no seu cotidiano visitas domiciliares. A análise dos dados deu-se a partir da análise comparativa das similaridades e dos contrastes de conteúdo encontrados nos documentos pesquisados, identificando pontos comuns presentes nos POP(s) analisados e suas convergências ao preconizado pelo Ministério de Saúde (MS) e pelos artigos científicos selecionados. Para a construção do instrumento utilizou-se a análise de conteúdo, que deu origem a dois instrumentos: POP de visita domiciliar de cadastro e de visita domiciliar de acompanhamento. Foi possível estruturar instrumentos levando em consideração as especificidades do seu local de atuação, sendo validado em 10 ESF, evidenciando que o procedimento descrito possibilita o registro de informações importantes no momento da visita, servindo como ferramenta para nortear o planejamento local da ESF.