Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Fórum de Saúde Comunitária Rural: o protagonismo da liderança comunitária
Fabiana Moura e Souza, Adeagna Laborda

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de um evento de promoção de saúde em meio rural organizado por 12 representantes de comunidades rurais do interior do município de Iranduba-AM em conjunto com entidades com fins não lucrativos com o objetivo de promover espaço de educação sanitária aos produtores rurais e extrativistas.

DESENVOLVIMENTO: O Fórum de Saúde Comunitária Rural teve como objetivo aproximar a educação em saúde do produtor rural e extrativistas. Para tanto, foi proposto que cada líder comunitário promovesse, juntamente com membros de sua comunidade, um stand de orientações em saúde sob supervisão dos profissionais do Instituto Isaias Abisai – ISDIA e Núcleo de Desenvolvimento Sócio Educativo em Saúde e Meio Ambiente – NUSSEMAC. Os temas foram: Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, HIV, Raiva, Dengue, Malária, Vacinação, Saúde Bucal, da Mulher, da Criança e do Idoso. Ao final, os representantes reuniram-se para relatar o desenvolvimento da atividade sob sua responsabilidade e, em cada tema, foi discutida uma estratégia de nova intervenção.

RESULTADOS: A atividade recebeu cerca de 1000 pessoas que circularam entre os stands e receberam orientações, folder, preservativos, aferiram pressão arterial, etc... O sucesso da atividade surpreendeu, pois a procura foi superior a esperada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação apresentou-se como uma proposta inovadora de produção de cuidado em meio rural de forma que poderá ser superada. Outro destaque foi a motivação dos movimentos populares (cooperativas de pescadores e extrativistas e organizações comunitárias).


Palavras-chave


Saúde Comunitária; Saúde Rural