Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
RODA DE CONVERSA SOBRE DSTs COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS): RELATO DA VIVÊNCIA ACADÊMICA
Aldenira carvalho de Carvalho Caetano

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Aldenira de Carvalho Caetano, Roselaine Brum da Silva Soares, Wilgria Mércia Palheta de Sousa, Francilene Xavier Ferreira, Rina de Freitas Soares.

 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre a temática DSTs. A atividade faz parte das práticas da disciplina Estágio Curricular I do curso de Enfermagem da UFAM.  Essa experiência foi realizada na unidade Básica de Saúde-N59, localizada na Zona Norte de Manaus, em decorrência, inicialmente, do número expressivo de registros de DSTs na unidade. Na sequência, buscou-se fazer levantamento junto aos ACS sobre suas dúvidas referentes a DSTs. Foi possível perceber que os mesmos apresentavam algumas dúvidas sobre a doença. Então, ficou decidido com a equipe de saúde a realização de capacitação com os ACS sobre o tema abordado, decidido também que esse processo de educação permanente seria conduzido pelos acadêmicos de enfermagem. Como metodologia para abordar o conteúdo, optou-se em utilizar Roda de Conversa, pois a mesma permitiu a interação entre os acadêmicos e ACS e uma discussão focada na temática específica na qual os participantes foram incentivados a emitirem opiniões sobre o tema e sua aplicabilidade no cotidiano da unidade de saúde. RESULTADOS: Participaram do processo de educação permanente 08 ACS, sendo 01 do sexo masculino e 07 do sexo feminino. A atividade propiciou a construção de um plano de intervenção para os ACS trabalharem com os usuários sobre as orientações e sugestões de como reconhecer os sinais e sintomas, como procurar o serviço de saúde, como prevenir a doença, tentando com isso, fortalecer o vínculo dos usuários ao serviço de saúde e, principalmente, romper a cadeia de transmissão da doença o mais precoce possível. REPERCUSSÕES: A ação educativa com os ACS possibilitou a construção de uma prática coletiva e participativa. Permitiu também uma experiência diferenciada, por meio das necessidades da comunidade e dos ACS referentes aos agravos à saúde da população. Para os acadêmicos de enfermagem, a repercussão se deu na troca de experiência com os profissionais e pela utilização da roda de conversa no processo dialético de ensino aprendizagem. A vivência contribuiu ainda para reflexão dos acadêmicos sobre a necessidade da construção de práticas de enfermagem baseado em evidências, contribuindo dessa forma na qualidade das ações de saúde ofertada à população descrita naquele território.

DESCRITORES: Agentes Comunitários de Saúde. Enfermagem. Saúde Coletiva.

 


Palavras-chave


Agente Comunitario de saude.Enfermagem. Saúde coletiva

Referências


Backes DS, Backes MS, Erdmann AL, Buscher A. O papel profissional do Enfermeiro no Sistema Único de Saúde: Da saúde comunitária à estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva. 2012.