Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
O RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: A MULTIPLICIDADE EXISTENCIAL DO CASO DEUZA
Camila Rocha Santos, Deib Lima Souza

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A construção metodológica deste projeto, privilegia o aspecto qualitativo, com destaque para a utilização do usuário guia. Usarei a narrativa no desenvolvimento deste trabalho, já que, a minha escolha do tema parte de uma experiência vivida.

O usuário guia abre novas redes de cuidado que são construídas e inventadas para fora do próprio sistema de saúde e, às vezes, para vencer as barreiras produzidas neste mesmo sistema (GOMES, MERHY, 2014).  Reportar-me-ei a uma usuária que me tocou intensamente (Deuza).

Quando reencontrei a Deuza pela última vez, em novembro de 2014, ela estava andando pelas ruas do centro da cidade de Manaus, totalmente despida, suja, com o cabelo cortado, parecia não saber o que estava fazendo naquele momento. Ninguém ao vê-la naquela situação imaginaria que ela trabalhadora, mãe, amiga, que tinha família, e uma casa para morar. Minha intervenção no momento deste acontecido, foi levá-la para casa. No mesmo dia, a Deuza foi levada para uma instituição psiquiátrica, de onde fugiu minutos depois.

Deuza foi encontrada morta em uma avenida bastante agitada da cidade de Manaus, foi vítima de um atropelamento por um veículo de pequeno porte, estava nua e quase irreconhecível, e sem documentos que a identificassem. As informações que circulavam pelos jornais se referiam à ela como uma moradora de rua, que havia sido vítima de um atropelamento.

Antes da referida usuária supracitada falecer, ela escreveu um trabalho de conclusão de curso para a Universidade Federal do Amazonas, destaco aqui uma de suas conclusões sobre a questão da saúde mental. “Hospitais, Centros de Convivências, Escolas, Unidades Básicas de Saúde, enfim, todas as instituições que fazem parte da rotina de pessoas com comprometimento psíquico devem estar capacitadas para tratá-las. É preciso construir estratégias de valorização desses indivíduos, como cursos de capacitação, terapias, entre outros e também que promovam a criação de programas e projetos que visem à melhoria da qualidade de vida desses sujeitos”.

O relato da produção do cuidado referente ao usuário guia escolhido é fundamental, para se compreender os diversos caminhos, ou melhor, as diversas redes de conexões estabelecidas entre este usuário, o sistema de saúde, e para além deste sistema, outras redes que foram constituídas por ele, com o objetivo de alcançar sua autonomia.

 


Palavras-chave


usuário guia; conexão existencial; saúde mental.

Referências


EPS EM MOVIMENTO. Uma conversa sobre fontes narrativas. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/uma-conversa-sobre-fontes-narrativas-1/>. Acesso em: 07 de jun. 2015.

EPS EM MOVIMENTO. Usuário guia. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-experimentacoes/usuario-guia>. Acesso em: 15 de jun. 2015.

FEUERWERKE,  Laura. Micropolítica e Sáude: Produção do Cuidado, Gestão e Formação. Ed. Rede Unida, 2014, Porto Alegre.

GOMES, Maria Paula Cerqueira; MERHY, Emerson Elias. (Org.) Pesquisadores In-Mundo – Um estudo da produção do acesso e barreira em Saúde Mental. Porto Alegre, Editora Rede Unida, 2014.

MERHY. Elias. Como nascem as redes de cuidado em saúde. O caso Magda que não é um caso. Multiplicidade existencial, rede viva. Texto para animar a mesa-ativadora do debate sobre Redes Vivas e as pesquisas dos Observatórios - Linha Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde / UFRJ / UFF / USP. 2014.

NUNES, Francinete. A Convivência Familiar e Comunitária dos Usuários Atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS- SUL) em Manaus. UFAM, 2012, Manaus.