Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS ACADÊMICAS JUNTO AOS USUÁRIOS SOBRE CLIMATÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Roselaine Brum Brum da Silva Soares

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Roselaine Brum da Silva Soares, Aldenira de Carvalho Caetano, Wilgria Mércia Palheta de Sousa, Francilene Xavier Ferreira, Rina de Freitas Soares.

 

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem com usuários da Unidade Básica de Saúde – N59, localizada no bairro de Santa Etelvina, município de Manaus. A atividade faz parte das práticas da disciplina Estágio Curricular I do curso de Enfermagem da UFAM. Inicialmente, foi realizado um levantamento juntamente com a enfermeira da unidade sobre temas referentes à saúde da mulher. A partir desse levantamento, percebeu-se a necessidade de abordar o tema sobre o climatério, em decorrência da idade variada das pacientes. No segundo momento, foram definidos data e horário, conforme agendamento, para a realização de consultas de preventivo e pré-natal. No terceiro momento, foi realizada ação educativa sobre o tema escolhido, através de roda de conversa com as usuárias do serviço, para esclarecimentos acerca dos sinais e sintomas característicos desse período de transição entre a fase reprodutiva e a menopausa. RESULTADOS: Foi realizada educação em saúde com 21 mulheres que aguardavam atendimento de preventivo e pré-natal. Durante a conversa, percebeu-se a necessidade de esclarecimento acerca do tema em questão, pois se trata de uma fase delicada, com alterações hormonais e declínio da fertilidade, que levam a mudanças comportamentais e emocionais muitas vezes não compreendidas pela mulher. No início da atividade educativa, houve relatos das usuárias sobre alterações sentidas durante essa fase. Elas afirmaram que não reconheciam os sintomas como característicos do climatério. A partir daí, percebeu-se que as usuárias não conheciam assunto, o que permitiu orientações para um melhor enfrentamento do momento vivido por essas mulheres. REPERCUSSÕES: A ação educativa com as usuárias possibilitou a construção de uma prática coletiva e participativa, o que permitiu uma nova experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem junto às mulheres usuárias da unidade básica. Esses futuros profissionais da saúde precisam oferecer um atendimento diferenciado às mulheres em suas diferentes fases, pois cada uma tem suas peculiaridades que fazem dela um ser único e necessita de segurança para conduzir sua vida de forma tranquila. A vivência contribuiu de forma enriquecedora para consolidar a experiência da equipe, pois acrescentou conhecimento na aprendizagem dos acadêmicos junto às usuárias, que, embora em sua fase final reprodutiva, contribuem, com suas experiências, na formação das famílias e da sociedade.

DESCRITORES: Saúde da mulher; Educação e saúde e Saúde Coletiva.

 


Palavras-chave


Saúde da mulher,Educação e saúde e saúde coletiva

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa. Brasília (DF): Editora do Ministério da Saúde, 2008.