Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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Aprendizagem significativa: a Educação Permanente em Saúde mudando as práticas nos serviços de saúde.
Elaine Pires Soares, Julio Cesar Schweickardt

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Atualmente para produzir mudanças de práticas de gestão e de atenção, é fundamental que sejamos capazes de dialogar com as práticas e concepções vigentes, que sejamos capazes de problematizá-las, não em abstrato, mas no concreto do trabalho de cada equipe. Neste contexto, a Educação Permanente em Saúde (EPS) parte do pressuposto que o processo de aprendizagem é de natureza participativa, tendo como eixo central o trabalho cotidiano nos serviços de saúde. Isso porque é precisamente no âmbito do trabalho que se consolidam os comportamentos e formas de atuação profissional individuais e coletivas. Com o objetivo de demonstrar a importância no processo de formação dos profissionais de saúde, daremos enfoque a alguns resultados significativos do Programa de Educação Permanente na Gestão Regionalizada do SUS/ FIOCRUZ Amazonia (formação de tutores e gestores em níveis de especialização e aperfeiçoamento) em especial na Regional do Baixo Amazonas no qual atuei como tutora.  Este Programa buscou a formação e qualificação da gestão com o objetivo de efetivar regionalização da saúde na Amazônia, proporcionando aos gestores e técnicos municipais a capacidade em operacionalizar as mudanças necessárias à implementação das regiões de saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Concluíram o curso nesta regional três tutores, vinte e três especialistas e nove alunos em aperfeiçoamento. E como trabalho de conclusão de curso os alunos tiveram que produzir um plano de intervenção na área da EPS e no âmbito do serviço em saúde dos mesmos. Na construção desses planos os alunos envolveram-se no processo de aprendizagem e vivenciaram uma intensa experiência de EPS, em que a vivencia e a convivência, o compartilhar de experiências, saberes e práticas e a construção do conhecimento, sensibilizou a todos na ideia de mudanças nas práticas de saúde. É com grande satisfação que enfatizamos resultados favoráveis frutos desses planos como a implantação do Núcleo de Educação Permanente no Hosp. Pe. Colombo, o Grupo de Prevenção para os Diabéticos (Equipe Multidisciplinar e itinerante) e a EPS para Grávidas: fortalecendo a adesão. Ao final, vislumbra-se a busca por uma saúde menos fragmentada e mais integral no Amazonas e na Regional do Baixo Amazonas, com um ambiente de trabalho melhor, em que a o trabalho em equipe e a colaboração pudessem conferir qualidade de vida para os trabalhadores e usuários de saúde.


Palavras-chave


trabalhadores da saúde; formacao profissional; mudança de paradigmas;

Referências


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