Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Realização da Pesquisa Nacional VIVA INQUÉRITO em Manaus
Ana Carolina Leão Sales

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Manaus realizou pela primeira vez o Viva Inquérito no ano de 2014, o qual traçou o perfil epidemiológico, segundo tipos de violências e acidentes, circunstâncias, natureza das lesões e evolução do atendimento das vítimas de violência e acidentes atendidas em 4 serviços sentinelas de saúde de urgência e emergência.

As violências e acidentes são conhecidos como causas externas de morbimortalidade que exigem esforços no desenvolvimento de ações preventivas e de promoção da saúde que busquem evitar sua ocorrência e melhorar a reabilitação das vítimas.

Em análise dos dados registrados no SIH/SUS, SIM/MS e em estudos destinados a descrever este perfil, demonstrou-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as causas externas.

Por isso o VIVA foi implantado em 2006, objetivando gerar informações sobre violências e acidentes subsidiando políticas em saúde pública direcionadas. Importante ressaltar que o inquérito de 2014 foi o primeiro concluído por Manaus.

Para o sucesso dos resultados de 2014, o Núcleo de Prevenção às Causas Externas/SEMSA selecionou e capacitou 80 profissionais de saúde para executarem a pesquisa, a qual ocorreu de forma paralela aos atendimentos dos hospitais e não como acúmulo de funções nesse atendimento.

Para seleção das unidades sentinelas, foi realizado levantamento do total de atendimentos (todas as causas) e do total de atendimentos por causas externas nos 14 serviços existentes em Manaus durante os meses de setembro e outubro de 2013.

Levando em consideração a importância local, principalmente pela proporção de atendimentos por causas externas, foram selecionados: HPS João Lúcio; HPS Platão Araújo; HPS da Criança ZL; e SPA Galileia.

A pesquisa foi aplicada em 30 dias consecutivos (set/14), como estudo transversal. Abordou todas as vítimas de violências e acidentes que procuraram atendimento nos serviços durante turnos pré-selecionados, gerando uma amostragem por conglomerado em um único estágio.

Para validar a pesquisa foi definido o mínimo de 2000 entrevistas. Manaus alcançou 2515 entrevistas, sendo que ainda registramos 99 recusas referentes a pessoas que se enquadravam no perfil, mas não aceitaram participar da mesma.

O VIVA INQUÉRITO 2014 possibilitou à Manaus ter sua primeira amostragem coletada de dados acerca das violências e acidentes, destacando-se que os indivíduos do sexo masculino representaram a maior proporção destes atendimentos (70,05%) e a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (36,60%).


Referências


BRASIL, Ministério da Saúde. Viva: Vigilância de Violências e Acidentes, 2009, 2010 e 2011 - Brasília: Ministério da Saúde, 2013.