Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Manaus realizou pela primeira vez o Viva Inquérito no ano de 2014, o qual traçou o perfil epidemiológico, segundo tipos de violências e acidentes, circunstâncias, natureza das lesões e evolução do atendimento das vítimas de violência e acidentes atendidas em 4 serviços sentinelas de saúde de urgência e emergência.
As violências e acidentes são conhecidos como causas externas de morbimortalidade que exigem esforços no desenvolvimento de ações preventivas e de promoção da saúde que busquem evitar sua ocorrência e melhorar a reabilitação das vítimas.
Em análise dos dados registrados no SIH/SUS, SIM/MS e em estudos destinados a descrever este perfil, demonstrou-se a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as causas externas.
Por isso o VIVA foi implantado em 2006, objetivando gerar informações sobre violências e acidentes subsidiando políticas em saúde pública direcionadas. Importante ressaltar que o inquérito de 2014 foi o primeiro concluído por Manaus.
Para o sucesso dos resultados de 2014, o Núcleo de Prevenção às Causas Externas/SEMSA selecionou e capacitou 80 profissionais de saúde para executarem a pesquisa, a qual ocorreu de forma paralela aos atendimentos dos hospitais e não como acúmulo de funções nesse atendimento.
Para seleção das unidades sentinelas, foi realizado levantamento do total de atendimentos (todas as causas) e do total de atendimentos por causas externas nos 14 serviços existentes em Manaus durante os meses de setembro e outubro de 2013.
Levando em consideração a importância local, principalmente pela proporção de atendimentos por causas externas, foram selecionados: HPS João Lúcio; HPS Platão Araújo; HPS da Criança ZL; e SPA Galileia.
A pesquisa foi aplicada em 30 dias consecutivos (set/14), como estudo transversal. Abordou todas as vítimas de violências e acidentes que procuraram atendimento nos serviços durante turnos pré-selecionados, gerando uma amostragem por conglomerado em um único estágio.
Para validar a pesquisa foi definido o mínimo de 2000 entrevistas. Manaus alcançou 2515 entrevistas, sendo que ainda registramos 99 recusas referentes a pessoas que se enquadravam no perfil, mas não aceitaram participar da mesma.
O VIVA INQUÉRITO 2014 possibilitou à Manaus ter sua primeira amostragem coletada de dados acerca das violências e acidentes, destacando-se que os indivíduos do sexo masculino representaram a maior proporção destes atendimentos (70,05%) e a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (36,60%).