Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Onda da EPS em Movimento no Extremo Norte – Limites e potencialidades na visão de uma anfíbia / tutora
Patricia Ludmila Barbosa de Melo, Nathália Silva Fontana Rosa

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O objeto deste trabalho é relatar a experiência / vivência do processo de tutoria no curso de Educação Permanente em Saúde em Movimento a partir da atuação no Extremo Norte, mais especificamente Roraima, com ênfase nos limites, possiblidades e alternativas utilizadas para potencializar a “formação”, considerando as especificidades e singularidades da Amazônia Legal e a heterogeneidade da turma. O Curso de Especialização em EPS em Movimento, na modalidade semipresencial em todo o país, realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este movimento tem como objetivo ativar processos de educação permanente em saúde nos territórios, reconhecendo práticas e saberes existentes no cotidiano do trabalho, incentivando assim a produção de novos sentidos no fazer saúde.

A trajetória vivenciada pela tutora, em um processo de permanente formação, oportunizou à mesma a reflexão do seu processo de trabalho enquanto mediadora do processo pedagógico, utilizando e inventando constantemente recursos e metodologias em diálogo com as singularidades trazidas pela turma em seu processo de formação. Conclusão: O exercício da dobra entre formação e tutoria na Onda da Educação Permanente em Saúde em Movimento vem proporcionando a utilização de estratégias variadas e singulares que potencializam o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na plataforma, como disparadores para estimular no grupo a ativação de olhares vibráteis, capazes de reconhecer e cooperar com as práticas de EPS já existentes no cotidiano dos serviços, fomentando a narratividade de si  a partir do vivido e sentido pelos alunos.


Palavras-chave


Educação Permanente; Saúde; Movimento; Tutoria; Formação; Pedagógico

Referências


CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário.Interface (Botucatu), Botucatu, v.9, n. 16, p.161-168, 2005.

CECCIM, Ricardo Burg; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis:, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-65, 2004.

FRANCO, Túlio Batista. Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 11, n. 23, p.427-38, 2007.

MERHY, Emerso Elias. Educação Permanente em Saúde em Movimento: uma política de reconhecimento e cooperação, construindo encontros no cotidiano das práticas de saúde. Porto Alegre: [s.n], 2013. Texto escrito como contribuição para o DEGES/SGTES/MS.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental:transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Sulina: Porto Alegre, 2014.