Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Projeto de intervenção visando qualificar o processo de trabalho e o acompanhamento dos Pacientes Hipertensos e Diabéticos do município de Boa Vista do Ramos/ AM.
bill maxuel pereira de paiva, Ângela Carla Rocha Schiffler

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: A HAS e a DM tem alta prevalência e baixas taxas de controle, tidos como relevantes problemas de saúde pública no Brasil e, em particular, no município de Boa Vista do Ramos/ AM, pela singularidade e diversidade amazônica.  Dificuldades em realizar um tratamento resolutivo e em tempo oportuno, dá ênfase a necessidade de um acompanhamento que produza vínculo e responsabilização, com uma atenção especial aos modos de cuidar. Uso adequado das medicações, irregularidade na realização de exames de controle e nas consultas periódicas, desinteresse em manter um estilo de vida que lhe traga melhorias em sua qualidade de vida. Este cenário alertou profissionais vinculados a uma UBS da zona rural sobre a necessidade de realizar ações que venham qualificar o acompanhamento dos seus usuários. Objetivos: Identificar as situações que comprometem o adequado atendimento e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos e propor alternativas viáveis e factíveis para melhoria dos modos de cuidar. Método: foi realizado um levantamento epidemiológico de todos os hipertensos e diabéticos do município de Boa Vista do Ramos, tanto da zona rural quanto urbana; os dados foram coletados no período de junho de 2014 a maio de 2015. Resultados: foram identificados cerca de 247 hipertensos, 152 na zona rural e 95 na zona urbana, com relação aos diabéticos foram identificados cerca de 76, 55 estão na zona rural e 21 na zona urbana. Outras situações foram identificadas nas quais as equipes teriam possibilidade de ação mais direta e que poderia ter um resultado efetivo diante do problema escolhido como: baixo nível de informação, que repercutem em: hábitos e estilo de vida que colocam em risco a saúde e em familiares sem a devida orientação sobre o cuidado e o enfrentamento das doenças; Outro problema que ficou evidente foi a pouca eficácia do processo de trabalho das equipes de saúde da família. Conclusão: A HAS e a DM envolvem uma multiplicidade de fatores complexos, que exigem de todos os envolvidos o emprego de estratégias e uso de tecnologias que deem conta desta complexidade. Em se tratando de vínculo e adesão, percebe-se a necessidade do foco em “tecnologias leves”, produtoras de responsabilização, de cuidado e mais vida. Em se tratando de processo de trabalho e educação em saúde, esta exige investimentos em capacitações, educação permanente em saúde, grupos e rodas de conversas que cheguem a população trazendo sentidos e significados para o seu modo de andar a vida.


Palavras-chave


Hipertensão, Diabetes, tecnologias, atenção a saúde, intervenção

Referências


BRASIL. Ministerio da Saude. Plano de Reorganização da atenção à Hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus. Brasilia, 2001.

Secretaria de atenção à Saude. Depertamento de Atenção a Saude. Hipertensão arterial e sistemica para o sistema unico de saude. Brasilia: Ministerio da Saude, 2006b.

FERREIRA, S. R. S. et al. Protocolo de Hipertensão arterial Sistemica para a Atenção Primaria em Saude. Gerencia de saude comunitaria. Grupo Hospitalat conceição. Porto Alegre, 2009.

GUSSO, G.; LOPES, J. M. C. Tratado de Medicina de familia e comunidade. São Paulo: Artmed, 2012. Volume 2.

BRASIL. Ministerio da Saude. Secretaria de atenção a Saude. Departamento de atenção basica. Caderno de Atenção Primaria n. 29 - Rastreamento. Brasilia, 2010.

FERREIRA, Celma Lucia Rocha Alves; FERREIRA, Marcia Gonçalves. Caracteristicas epidemiologicas de pacientes diabeticos da rede publica de saude: analise a partir do sistema Hiperdia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 53, n.1, p. 80-86, 2009.

SCHMIDT, M. I> et al. Doenças cronicas não transmissiveis no Brasil: carga e desafios atuais. the lancet, london, 9 maio 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2009. 3. ed. Itapevi: A. Araujo Silva Farmaceutica, 2009. Disponivel em: <http://diabetes.org.br. acessado em 22 mar 2015.