Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Promoção da Saúde de crianças e adolescentes através da implantação de uma Rádio Escolar na zona rural de Manaus.
NICOLÁS ESTEBÁN CASTRO HEUFMANN, Mirziane Ferreira da Silva, Loraine Kirna dos Santos Nascimento, Lucilene Alves Vieira

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: Uma maneira de se trabalhar ações de educação em saúde pode ser por meio da utilização de ferramentas midiáticas tais como uma rádio. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo a promoção de saúde entre crianças e adolescentes da Escola Municipal Abílio Alencar (EMAA), situada na Comunidade São Pedro (área rural), Km 35 da Rodovia AM-010, no Estado do Amazonas, por meio da implantação de uma rádio escola. Material e Métodos: Trata-se de um projeto descritivo, com o uso de abordagem de pesquisa-ação educacional. O estudo foi realizado com 233 alunos do Ensino Fundamental do turno matutino, regularmente matriculados na EMAA, sendo que para a composição de equipe de trabalho da rádio escolar, denominada Rádio Estradão foram selecionados 07 alunos dos seguintes anos, sendo: 01 aluno do 7ºano; 03 alunos do 8º e 03 alunos do 9º. Resultados: Este instrumento de comunicação tornou-se um modelo e forte aliado no propósito de disseminar e despertar o interesse do adolescente pelo conhecimento da saúde na sua fase, bem como os cuidados necessários para garantir sua qualidade de vida. Outro aspecto que vale ressaltar foi que a rádio na escola oportunizou aos alunos o estímulo pela pesquisa, leitura e reforçou outras habilidades, como a escrita, criando assim mais um espaço que garantisse aos alunos o direito de expressarem seus talentos e o desenvolvimento do exercício da cidadania. Conclusão: A implantação de uma rádio em uma escola municipal de ambiente rural trouxe uma experiência efetiva de se trabalhar a promoção de saúde com escolares, principalmente os temas relacionados à saúde como mudanças fisiológicas e comportamentais, gravidez precoce, sexualidade, vacinação, doenças sexualmente transmissíveis e até atenção à saúde mental. Dessa forma, trabalhar esses temas nas escolas através de uma rádio facilitou que os alunos tirassem suas dúvidas pessoais, proporcionou debates entre os amigos e fortalecimento de seus conhecimentos a cerca dessa fase. Além disso, a utilização de ferramentas lúdicas proporcionou simplicidade no repasse das informações, bem como no recebimento. Por isso, a utilização de recursos midiáticos para se trabalhar esse tema se traduz em uma eficiente ferramenta.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Saúde da Criança e Adolescente; Promoção da Saúde

Referências


lBUSS, P. M. Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.  Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. 5(1):163-177, 2000. lCARNEIRO A.; SOUZA V; GODINHO L.; FARIA I; SILVA K; GAZZINELLI M. Educação para a promoção da saúde no contexto da atenção primária. Rev Panam Salud Publica. 2012;31(2):115–20. lCOSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. Educação em saúde na escola na concepção de professores de ciências e de biologia. In: VIII Enpec– Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII lPINTO, B.; LIMA, C.; PINHO, H. FERREIRA, M. O rádio como instrumento para a educação em saúde: potencialidades e desafios. Educação e informação em saúde, cadernos de textos acadêmicos. ANVISA, 2011. lTRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. lMIRANDA,G., KLEIN, A. SOUSA, R.,VILHENA, Y. Educomunicação em Rádio: uma contribuição para os alunos da Escola Estadual Geraldo Costa Alves na produção e recepção da informação. Intercom –XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR, 2009. lBRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde,2009 lJUNQUEIRA L.A. Descentralização e intersetorialidade: a construção de um modelo de gestão municipal. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, nov./dez.1998, p. 11-22