Última alteração: 2016-01-21
Resumo
Introdução: Uma maneira de se trabalhar ações de educação em saúde pode ser por meio da utilização de ferramentas midiáticas tais como uma rádio. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo a promoção de saúde entre crianças e adolescentes da Escola Municipal Abílio Alencar (EMAA), situada na Comunidade São Pedro (área rural), Km 35 da Rodovia AM-010, no Estado do Amazonas, por meio da implantação de uma rádio escola. Material e Métodos: Trata-se de um projeto descritivo, com o uso de abordagem de pesquisa-ação educacional. O estudo foi realizado com 233 alunos do Ensino Fundamental do turno matutino, regularmente matriculados na EMAA, sendo que para a composição de equipe de trabalho da rádio escolar, denominada Rádio Estradão foram selecionados 07 alunos dos seguintes anos, sendo: 01 aluno do 7ºano; 03 alunos do 8º e 03 alunos do 9º. Resultados: Este instrumento de comunicação tornou-se um modelo e forte aliado no propósito de disseminar e despertar o interesse do adolescente pelo conhecimento da saúde na sua fase, bem como os cuidados necessários para garantir sua qualidade de vida. Outro aspecto que vale ressaltar foi que a rádio na escola oportunizou aos alunos o estímulo pela pesquisa, leitura e reforçou outras habilidades, como a escrita, criando assim mais um espaço que garantisse aos alunos o direito de expressarem seus talentos e o desenvolvimento do exercício da cidadania. Conclusão: A implantação de uma rádio em uma escola municipal de ambiente rural trouxe uma experiência efetiva de se trabalhar a promoção de saúde com escolares, principalmente os temas relacionados à saúde como mudanças fisiológicas e comportamentais, gravidez precoce, sexualidade, vacinação, doenças sexualmente transmissíveis e até atenção à saúde mental. Dessa forma, trabalhar esses temas nas escolas através de uma rádio facilitou que os alunos tirassem suas dúvidas pessoais, proporcionou debates entre os amigos e fortalecimento de seus conhecimentos a cerca dessa fase. Além disso, a utilização de ferramentas lúdicas proporcionou simplicidade no repasse das informações, bem como no recebimento. Por isso, a utilização de recursos midiáticos para se trabalhar esse tema se traduz em uma eficiente ferramenta.