Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Relato de Experiencia
Sandra dos Santos freire

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Em 03 de Maio de 2006, foi publicado a Portaria n° 971 que aprova a Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no Sistema Nacional de Saúde, que tem o intuito de estimular mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde utilizando tecnologias eficazes e seguras com ênfase, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Sou Sandra dos Santos Freire, Agente Comunitária de Saúde e tenho um trabalho na comunidade pautado não na doença, mas sim no sujeito singular pertencente a uma família ou comunidade, e uso este espaço de relações e interações para a construção do conhecimento.

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DENTRO DAS COMUNIDADES COM PLANTAS MEDICINAIS

  • Senhor de 58 anos, ex-fumante relata que foi curado de tuberculose associando o uso de mastruz aos medicamentos prescritos pelo médico;
  • Uma jovem senhora que não conseguia engravidar e sem condições financeiras de pagar tratamentos particulares, recorreu ao uso de plantas medicinais (uxi-amarelo e unha- de- gato­), e hoje com duas crianças está satisfeita com o resultados das garrafadas;
  • Uma criança da comunidade com Hepatite foi curada com remédios caseiros na forma de chás;
  • Mãe associa a cura da filha asmática com o uso de plantas medicinais;
  • Com cirrose, e sem nenhuma esperança o senhor M.F.S.foi tratado por uma curandeira da comunidade com chás e garrafadas a base de alcachofra;
  • A maioria dos hipertensos da comunidade que foram entrevistados afirma que usam a medicação prescrita pelo médico, mas não deixam de usar os chás.
  • Mulher que gemia de dor por causa da perna quebrada, aderiu aos tratamentos naturais e pôde, enfim voltar a caminhar e viver sem dor.
  • As avós curam tosse de seus netinhos com xarope a base de plantas medicinais.
  • Senhora com doenças de pele foi curada através de plantas medicinais;
  • Só com o uso de garrafadas, uma senhora de 33 anos curou-se de uma infecção vaginal que vinha lhe incomodando há um ano.

Durante a pesquisa feita dentro das comunidades, percebe-se a importância do uso das práticas integrativas complementares, pois a mesma têm aliviado a dor e controlado a evolução de algumas doenças ou até curando-as, estas ervas surpreendem com excelentes resultados, até mesmo quando outros recursos já se esgotaram.Durante o desenvolvimento desse trabalho, ficou clara a importância das praticas integrativas, pois sabemos que a mesma quando usada de forma adequada deve ser utilizada conjuntamente à terapêutica convencional.

 

 

 


Palavras-chave


praticas integrativas;plantas medicinais;cura

Referências


BRASIL.Ministério da Saúde.Scretaria de Atenção á Saúde.Departamento de Atenção Básica.Politica Nacional de Praticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC - SUS.Série B. Textos Básicos de Saúde.Brasilia:Ministerio da Saúde,2006