Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM MOVIMENTO NO MUNICÍPIO DE ALVARÃES
DORANEI CRISTINA SOARES VIEIRA

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


RESUMO

 

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma narrativa da reflexão do processo de ensino e aprendizagem como aluna do Curso de Especialização Educação Permanente em Saúde em Movimento, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período Novembro de 2014 a Setembro 2015.

Este trabalho foi elaborado na forma de um relato de experiência acerca de  ações  desenvolvidas na cidade de Alvarães/Am. No período de  29 Maio a 05 Junho de 2015. A presente narrativa descreve as percepções apreendidas e desenvolvidas no curso de EPS e da prática aplicada em meu ambiente de trabalho como  facilitadora na missão de mediar um espaço de aprendizado e ressignificação do conhecimento.

O seu público-alvo foram os funcionário das unidades de saúde e grávidas assim como as experiências ali vivenciada naquele município. O curso de Educação Permanente em Saúde Em movimento e uma importante ferramenta que cumpre o papel de orientar e conscientizar os profissionais para o exercício de práticas profissionais e o saber compartilhado a experiência é valorizada e a comunicação e de suma importância entre os setores proporcionando uma melhor qualidade no atendimento para os usuários do SUS.   O trabalho está estruturado em introdução que é composta pela apresentação do tema, do objetivo e metodologia, e do referencial teórico. Seguido do desenvolvimento que inicialmente apresenta a trajetória profissional e expectativas da autora deste TCC, na perspectiva de favorecer a compreensão das reflexões do processo de ensino aprendizagem na metodologia ativa no contexto da Educação Permanente em Saúde com as percepções de quem o escreve. E na seqüência as reflexões e considerações de todo o processo vivenciado, considerando os desafios do exercício do papel do aluno como facilitador e do anseio de compreender pontos específicos do processo de ensino aprendizagem no enfoque de Educação Permanente em Saúde e a sua aplicabilidade na prática profissional.


Palavras-chave


Educação; permanente; experiência