Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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Educação Permanente em Saúde em Movimento: Trabalho de Conclusão de Curso –FIOCRUZ- AMAZONAS - 2015.
maria gracilene gracilene pereira da silva

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


RESUMO

 

 

O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências no processo em Educação Permanente em Saúde na implantação da estratégia da Atenção Básica para informação do atendimento E-SUS do Ministério da Saúde na Unidade Básica de Saúde, Cleonice da Silva Teles, no município Anamã, vivenciadas de forma critica reflexiva, sobre o processo construtivista de aprendizagem, através da metodologia ativa e participativa, de diferentes e diferenças habilidades preexistentes. A metodologia utilizada foi à utilização de estratégias para a mudança do agendamento da demanda espontânea para consultas previamente agendadas. Começamos um processo novo de Educação em Saúde com os profissionais da ESF-EACS e posteriormente os usuários. Realizamos o cadastramento de todas as famílias residentes a mais de três meses de residência fixa no município de Anamã. O programa da estratégia do E-SUS hoje no município tornou-se uma ação que foi implantada com sucesso e hoje essa estratégia continua sendo viável mesmo com as dificuldades advindas pela maior enchente vivida nos últimos 100 anos em Anamã.  Com a implantação do sistema do E-SUS desde Abril de 2015, conseguimos realizar mudanças significativas no cuidado com a vida humana. O sistema nos ajudou a melhorar e qualificar o atendimento. E o que antes era visto como uma utopia se tornou realidade. Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, participação, aprendizagem, planejamento estratégico e E-SUS.

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, participação, aprendizagem, planejamento estratégico e E-SUS.

Referências


GADELHA, Maria Jacqueline Abrantes; FREITAS, Maria de Lourdes. A arte e a cultura na produção de saúde: a história da tenda do conto. Revista Brasileira de Saúde da Família, Brasília, v. 2, p.53-58, 2010.

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