Última alteração: 2016-01-21
Resumo
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências no processo em Educação Permanente em Saúde na implantação da estratégia da Atenção Básica para informação do atendimento E-SUS do Ministério da Saúde na Unidade Básica de Saúde, Cleonice da Silva Teles, no município Anamã, vivenciadas de forma critica reflexiva, sobre o processo construtivista de aprendizagem, através da metodologia ativa e participativa, de diferentes e diferenças habilidades preexistentes. A metodologia utilizada foi à utilização de estratégias para a mudança do agendamento da demanda espontânea para consultas previamente agendadas. Começamos um processo novo de Educação em Saúde com os profissionais da ESF-EACS e posteriormente os usuários. Realizamos o cadastramento de todas as famílias residentes a mais de três meses de residência fixa no município de Anamã. O programa da estratégia do E-SUS hoje no município tornou-se uma ação que foi implantada com sucesso e hoje essa estratégia continua sendo viável mesmo com as dificuldades advindas pela maior enchente vivida nos últimos 100 anos em Anamã. Com a implantação do sistema do E-SUS desde Abril de 2015, conseguimos realizar mudanças significativas no cuidado com a vida humana. O sistema nos ajudou a melhorar e qualificar o atendimento. E o que antes era visto como uma utopia se tornou realidade. Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, participação, aprendizagem, planejamento estratégico e E-SUS.
Palavras-chave
Referências
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MERHY, Emerson Elias. As vistas dos pontos de vista. Tensão dos programas de Saúde da Família que pedem medidas. Revista de Saúde da Familia, março de 2014.