Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Projeto de Vida e Adolescência: relato de experiência de trabalho no CAPSi Leste em Manaus
Gisele Cristina Resende, Elivandra Franco Mendes

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A rede de atenção psicossocial (RAPS) para o atendimento de crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de substancias psicoativas considera os Centros de Atenção Psicossociais Infanto-Juvenis (CAPSi) dispositivos estratégicos na atenção à saúde desse público. As propostas terapêuticas são pactuadas entre a equipe e o usuário a partir da construção do projeto terapêutico singular (PTS) que reflete, em última análise, o projeto de vida do próprio usuário. O PTS valoriza os potenciais cognitivos e afetivos-relacionais aliados às possibilidades apresentadas pelo território no qual o usuário está inserido e implicam na articulação intersetorial da RAPS. Este trabalho relata a trajetória de construção de PTS de um adolescente de 17 anos, usuário de substância psicoativa, no CAPSi Leste, localizado na cidade de Manaus/AM. Foram realizados seis encontros semanais, sendo um encontro para o acolhimento da família em companhia do adolescente, para obtenção de informações sobre a dinâmica de relacionamento familiar, bem como o padrão do uso de substâncias psicoativas e suas repercussões no desenvolvimento. Os dois encontros seguintes trabalharam o tema “quem sou eu?”, para verificar aspectos como preferências nas áreas do estudo, lazer e relacionamentos, e o início do contato com a droga. No terceiro encontro, “o que espero da vida?”, explorou-se as expectativas de futuro e as possibilidades visualizadas pelo jovem. No encontro denominado “Autoconhecimento”, realizou-se a aplicação de dois testes psicológicos visando clarificar as motivações e os interesses profissionais: o Questionário de Busca Autodirigida e o Teste de Fotos de Profissões. RESULTADOS ALCANÇADOS: Após os quatro encontros, elaborou-se, junto com o adolescente, o PTS nas áreas escolar, familiar e social, que serviu para o acompanhamento psicossocial no CAPSi Leste. REPERCUSSÕES DA EXPERIÊNCIA: O projeto de vida refletido no PTS contribui para a tomada de consciência do adolescente sobre si mesmo e sobre sua inserção no mundo, destaca suas possibilidades e percepção dos riscos envolvidos no abuso da droga. Configura-se numa tecnologia potente para intervenção psicossocial, motivação para a vida por meio do projeto pessoal.


Palavras-chave


Serviço de saúde mental, adolescência, orientação, Projeto Terapêutico Singular

Referências


BOCCARDO, A. C. S. et al. O projeto terapêutico singular. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 85-92, jan./abr. 2011.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Mental. Disponível em: www.saude.gov.br. 2011.

 

LEHMAN, Y. P. Orientação Profissional na Pós-Modernidade. In: LEVENFUS, R. S. Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed, p. 19-30, 2010.

 

MELO-SILVA, L. L.; LASSANCE, M. C. P. & SOARES, D. H. P. (2004) A Orientação Profissional no contexto da Educação e Trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(2), 31-52, 2004.