Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

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RESSIGNIFICANDO SABERES: Desafios para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado do Amazonas- Regional Juruá.
Carmen Menezes Marques

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


A Educação em Saúde tem por desafio gerar cidadania para o usu­ário e para o profissional, na lógica de um comportamento participativo e responsabilizador, ou seja, com sujeitos coprodutores que influenciam e são influenciados, que compreendem, agem e se envolvem; que são produtos e produtores de si mesmos e de seu contexto natural e social. (MARIA et al., 2007).

Nesta perspectiva, a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores de saúde têm como desafios, não dicotomizar a atenção individual da atenção coletiva, as doenças e adoecimentos da vigilância da saúde; a qualidade de vida (biologia) do andar da vida (produção subjetiva); não fragmentar os grupos de trabalhadores (da gestão, da atenção e da vigilância); não perder o conceito de atenção integral à saúde e realizar o trabalho educativo junto à população; e, finalmente, aceitar que o conhecimento de cada um não é absoluto, pois agregamos e ou ressignificamos continuamente novos saberes na definição dos papéis profissionais, em que há alternância de saberes e práticas em cada equipe multiprofissional, constituída das mais diversas profissões de saúde e do campo da atenção integral à saúde.

O projeto RESSIGNIFICANDO SABERES: Desafio para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado do Amazonas- Regional Juruá nasce de inquietações e necessidades vivenciadas durante a vida profissional, na prática, na docência, nas relações de trabalho e nas experiências construídas na área da saúde da pública.

Pautada na concepção pedagógica transformadora e emancipatória de Paulo Freire, a proposta de o projeto RESSIGNIFICANDO SABERES: Desafio para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado do Amazonas- Regional Juruá, é construído com base nas noções de aprendizagem significativa e de problematização difundidas pelo autor, constituindo-se, assim, em processos educativos que buscam promover a transformação das práticas de saúde e de educação, tendo como referência no processo de EPS das equipes de saúde da Regional de Saúde do Juruá – Carauari, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e Guajará-, as necessidades de saúde da população de cada município, da gestão setorial e do controle social em saúde.

A determinação de desenvolver o projeto RESSIGNIFICANDO SABERES: Desafio para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado do Amazonas- Regional Juruá, como lócus para a educação em saúde com as equipes das UBS, NASF e ESF,  parece-me acertada, pois ali se encontram interesses, recursos e os atores envolvidos no processo da saúde.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Empoderamento.

Referências


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