Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
Educação em saúde com a população ribeirinha no controle da hipertensão e diabetes: vivência acadêmica no interior do Amazonas
Alice Alves Martins Gomes, Adélia Costa Sampaio, Esron Soares Carvalho Rocha

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionada ao diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica. Para evitar agravos destas doenças crônicas, as estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial e da diabetes mellitus devem ser realizadas primordialmente na Atenção Básica.1,2 A proposta deste relato de experiência é descrever a realização de ações educativas com pacientes hipertensos e diabéticos, desenvolvidos pelas acadêmicas de enfermagem em uma comunidade ribeirinha às margens do rio Madeira no interior do município de Autazes – AM.  Tal atividade ocorreu no mês de junho, durante as práticas da disciplina Estágio Curricular I da Escola de Enfermagem de Manaus. As ações aconteceram por meio da parceria entre UFAM e Secretaria de Saúde do Município de Autazes numa perspectiva integradora de ensino e serviço. A prática educativa abordou o tema hipertensão arterial e diabetes mellitus com ênfase na prevenção, tratamento e controle destinado prioritariamente aos pacientes cadastrados no programa hiperdia e também aos demais moradores da comunidade. Posteriormente foi realizado busca ativa de possíveis indivíduos hipertensos e/ou diabéticos existentes. A vivencia foi conduzida pela Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva – TIPESC, que compõe as dimensões: singular, particular e estrutural. Utilizamos ainda o modelo dialógico de Educação em Saúde, método participativo e técnicas de ensino. RESULTADOS: Durante o processo observamos a relevância da ação por se tratar de população com dificuldade de acesso a informação em saúde, bem como, ações de promoção e prevenção as doenças crônicas degenerativas. Como acadêmicos entendemos que ao oferecer uma atividade educativa, desenvolve a sensibilização e aderência da população aos programas oferecidos no serviço de atenção básica. Finalmente essa atividade possibilitara aos usuários desenvolver o senso crítico da comunidade ribeirinha, levando a adesão de práticas preventivas e promoção de uma melhor qualidade de vida.  A experiência foi significativa, sinalizando que o enfermeiro em sua atuação deve buscar meios que permitam a assistência de forma holística, identificando os níveis de suas ações sendo um cooperador no processo de transformação do indivíduo e do meio onde ele está inserido.


Palavras-chave


educação em saúde; saúde coletiva; enfermagem.

Referências


1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.