Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR NO INTERIRO DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Susy Mota Nascimento

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: Quando se une a formação profissional e assistência em saúde, nos deparamos com muitos caminhos para se articular o saber e o fazer¹. O graduando de enfermagem que está construindo seu perfil profissional necessita vivenciar na prática a integração ensino-serviço. Para tanto, é fundamental o desenvolvimento de atividades curriculares, que provoquem uma reflexão crítica sobre a prática, e, sobretudo, o aperfeiçoamento de habilidades e competências. Nesse sentido a Escola de Enfermagem da UFAM por meio da disciplina Estágio Curricular (Módulo Rural) insere o acadêmico na rede de serviços de atenção básica em municípios do interior do Estado do Amazonas Descrição da experiência: Trata-se do relato de experiência da vivência dos acadêmicos de enfermagem na articulação entre teoria-prática no sistema de saúde do município de Urucurituba – Am. Como metodologia norteadora para captar a realidade foi utilizado o instrumento de Auto-avaliação para melhoria da qualidade – AMAQ do Ministério da Saúde, que proporciona uma visão geral da estrutura, do processo de trabalho e a satisfação do usuário na qualificação do cuidado ofertado a população. No que refere-se à enfermagem a vivencia foi conduzida pela Teoria de Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva – TIPESC, proposto por EGRY e QUEIROZ em 1988. Resultados: A vivência no cenário de prática no interior do Estado possibilitou aos acadêmicos uma visão ampla do sistema de saúde local, a importância da ESF na garantia do acesso e na qualidade das ações de saúde, bem como a importância da enfermagem na efetivação dos programas de saúde e do reconhecimento do papel do enfermeiro (a) pelos gestores, pelos demais profissionais de saúde e pela comunidade. A experiência adquirida repercutiu não somente na construção do perfil profissional dos graduandos envolvidos, influenciando também na vida da população que foi prestigiada com novos incentivos para a prática do autocuidado. Conclusão: tal atividade possibilita uma aprendizagem significativa, valorizando a tríade ensino-aprendizagem-assistência.


Palavras-chave


Estágios; formação em saúde; Enfermagem.

Referências


1.Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Flávia Regina Souza Ramos. Artigo de Revisão Rev.Eletr.Enf.[Internet].2014an/mar;16(1):22837.Disponívelem:http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i1.20132.-doi: 10.5216/ree.v16i.20132.

2. Patrício Zuleica Maria, Silvério Maria Regina, Ribeiro Ivete Maria, Felisbino Janete Elza, Brodbeck Ingrid May, Martins Greice Wessler Medeiros et al. Sistematização de estratégias de ensinar-aprender pesquisa na graduação.