Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
A VIGILÂNCIA DA SAÚDE INDUTORA DO DESENVOLVIMENTO VOLTADO ÀS CONDIÇÕES HUMANAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Marcílio Sandro de Medeiros, Inez Siqueira Santiago Neta

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


Introdução: As abordagens pós-desenvolvimentistas em prol das humanidades discutem o sujeito como protagonista da história. O desenvolvimento voltado às condições humanas, de Max-Neff, por meio do atendimento das necessidades humanas Existenciais e Axiológicas, se aplica a outras dimensões da vida que corriqueiramente os indicadores convencionais não captam. A vigilância popular da saúde é uma perspectiva que atrela o monitoramento sistemático de indicadores de saúde e condições de vida, com iniciativas de intervenções. As intervenções sobre fatores protetores e destrutores do modo de vida ocorrem por meio da construção de conhecimento compartilhado propondo-se políticas públicas. Objetivo: Conceber proposta de Vigilância da Saúde de Base Territorial Local indutora do desenvolvimento voltado às condições humanas na Amazônia Brasileira. Método: O trabalho trata-se de ensaio teórico que reflete sobre enfoques da vigilância da saúde orientada para atuar em outras dimensões da vida que não somente a biológica, em comunidades na Região de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. Resultados: Mirar as necessidades humanas no direito a uma vida com qualidade é uma opção moral que se opõe, a hegemonia das políticas sociais que hoje naturalizam a escassez de garantias do Estado. As abordagens que enfatizam identificar e promover o atendimento as necessidades humanas, constituem uma estratégia de fortalecimento da resiliência das populações para enfretamentos dos problemas de saúde e da vida. Conclusão: Entendemos que ambas noções- desenvolvimento voltado às condições humanas e vigilância popular da saúde- poderão contribuir para a estruturação de uma vigilância do desenvolvimento humano, em virtude da perspectiva de análise e intervenção dos problemas de saúde das populações a partir das necessidades humanas e do engajamento social em defesa dos direitos humanos.


Palavras-chave


Vigilância em Saúde Pública; desenvolvimento humano.

Referências


ALVES, P. Vigilância popular da saúde. Cartografia dos riscos e vulnerabilidades socioambientais no contexto de implantação da Mineração de Urânio e Fosfato no Ceará. Universidade Federal do Ceará, Ceará. 2013.

MAX-NEFF, Manfred (2012), Desenvolvimento à Escala Humana - Concepção, Aplicação, Reflexos Posteriores. Blumenau: Edifurb.