Rede Unida, Encontro Regional Norte 2015

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA IDENTIFICAÇÃO DE DESAFIOS À SUPERVISÃO ACADÊMICA DO PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL EM TERRITÓRIO INDIGENA
Jacqueline Nunes de Souza Fagundes Mendes, Alexandre Rosas Leal de Albuquerque, Aline Cunha das Neves, Anderson Sales Dias, Doriane Périco Lima, Erika Rodrigues Almeida, Fabio Cesar Braga de Abreu-e-Lima, Harineide Madeira Macedo, Maíra Nunes Viñas, Otoniel Gomes de Miranda Filho, Tatiane Ferreira de Jesus, Vinícius Ximenes Muricy da Rocha

Última alteração: 2016-01-21

Resumo


O Programa Mais Médicos (PMM), instituído por meio da Lei 12.871/2013, surgiu da necessidade de provimento de médicos para atuarem em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), como as regiões de difícil acesso, bem como da necessidade de mudanças na formação médica no Brasil (BRASIL, 2013).  O PMM, de âmbito interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação), é composto pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que, em sua organização, prevê a realização de atividades pedagógicas direcionadas ao ensino-serviço, como a oferta de cursos de especialização, atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o processo de supervisão acadêmica realizado por médicos brasileiros (BRASIL, 2015). No âmbito da supervisão acadêmica, diversos desafios têm sido observados. O presente trabalho apresenta proposta metodológica de projeto de pesquisa a ser desenvolvido, cujo objetivo é compreender a prática da supervisão acadêmica no contexto indígena em relação às concepções da interculturalidade e especificidades locais. O processo de produção dos dados consistirá na leitura e análise qualitativa e quantitativa dos relatórios da supervisão acadêmica preenchidos pelos supervisores desde o início do PMMB (dezembro de 2013) em plataforma virtual disponibilizada pela DDES/SESu/MEC, denominada Webportfólio Mais Médicos. Adicionalmente, serão analisados documentos institucionais e realizadas entrevistas presenciais e à distância com os tutores e supervisores que atuam no território e comunidades indígenas. A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Os dados coletados serão sistematizados e categorizados, considerando variáveis como: a) facilidades da supervisão; b) dificuldades  da supervisão; c) periodicidade da supervisão; d) cobertura da supervisão; e) relação quantitativa de médicos por supervisores; f) ) relação quantitativa de supervisores por tutores; g) perfil de formação dos tutores e supervisores que atuam em área indígena; h) características regionais do deslocamento de supervisores às áreas indígenas para o desenvolvimento de atividades de supervisão; dentre outros. A partir deste projeto, espera-se identificar os avanços e desafios da supervisão em território indígena, com vistas a aprimorar este processo, aperfeiçoar o Programa Mais Médicos e fortalecer a saúde indígena no contexto da Atenção Básica.


Palavras-chave


Ensino-serviço; Aperfeiçoamento; Acesso; Saúde dos Povos Indígenas; Supervisão Acadêmica; Mais Médicos

Referências


BRASIL. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 23 Out 2013 [acesso em 2015 Julho 13]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm

BRASIL. Portaria Interministerial nº 585, de 15 de junho de 2015. Dispõe sobre a Regulamentação da Supervisão Acadêmica no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, e dá outras providencias, Diário Oficial da União. 16 de Jun. 2015.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.