Última alteração: 2016-01-21
Resumo
O Programa Mais Médicos (PMM), instituído por meio da Lei 12.871/2013, surgiu da necessidade de provimento de médicos para atuarem em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), como as regiões de difícil acesso, bem como da necessidade de mudanças na formação médica no Brasil (BRASIL, 2013). O PMM, de âmbito interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação), é composto pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que, em sua organização, prevê a realização de atividades pedagógicas direcionadas ao ensino-serviço, como a oferta de cursos de especialização, atividades de ensino, pesquisa e extensão, e o processo de supervisão acadêmica realizado por médicos brasileiros (BRASIL, 2015). No âmbito da supervisão acadêmica, diversos desafios têm sido observados. O presente trabalho apresenta proposta metodológica de projeto de pesquisa a ser desenvolvido, cujo objetivo é compreender a prática da supervisão acadêmica no contexto indígena em relação às concepções da interculturalidade e especificidades locais. O processo de produção dos dados consistirá na leitura e análise qualitativa e quantitativa dos relatórios da supervisão acadêmica preenchidos pelos supervisores desde o início do PMMB (dezembro de 2013) em plataforma virtual disponibilizada pela DDES/SESu/MEC, denominada Webportfólio Mais Médicos. Adicionalmente, serão analisados documentos institucionais e realizadas entrevistas presenciais e à distância com os tutores e supervisores que atuam no território e comunidades indígenas. A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Os dados coletados serão sistematizados e categorizados, considerando variáveis como: a) facilidades da supervisão; b) dificuldades da supervisão; c) periodicidade da supervisão; d) cobertura da supervisão; e) relação quantitativa de médicos por supervisores; f) ) relação quantitativa de supervisores por tutores; g) perfil de formação dos tutores e supervisores que atuam em área indígena; h) características regionais do deslocamento de supervisores às áreas indígenas para o desenvolvimento de atividades de supervisão; dentre outros. A partir deste projeto, espera-se identificar os avanços e desafios da supervisão em território indígena, com vistas a aprimorar este processo, aperfeiçoar o Programa Mais Médicos e fortalecer a saúde indígena no contexto da Atenção Básica.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 23 Out 2013 [acesso em 2015 Julho 13]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm
BRASIL. Portaria Interministerial nº 585, de 15 de junho de 2015. Dispõe sobre a Regulamentação da Supervisão Acadêmica no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, e dá outras providencias, Diário Oficial da União. 16 de Jun. 2015.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.