Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO
CLEBERSON CORDEIRO DE MOURA

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


A Educação Permanente em Saúde configura-se como mecanismo de mudança do ser humano por meio do processo de reflexão-ação, uma vez que possibilita no sujeito mudanças em seu perfil profissional e social. Este tem como objetivo propor um plano de Educação Permanente para Equipe de Estratégia da Família São Geraldo em Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte, com a finalidade de melhorar os serviços oferecidos à população. Como ferramenta de investigação utilizou-se questionário aos profissionais da equipe para analise do conhecimento a respeito da temática e os problemas enfrentados nos serviços oferecidos. Verifica-se por meio desse estudo que as a Educação Permanente em Saúde permite analisar dificuldades no processo do fazer saúde no âmbito da unidade, como também criação de estratégias que contribuam na oferta do serviço de saúde de qualidade a população.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Estratégia de Saúde da Família São Geraldo; Reflexão-ação.

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Saúde da Família: Uma estratégia para reorientação do modelo de assistência. Brasília. 1997.

CECCIM, R.B. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. Saúde coletiva, v.10 n4, p.975-86. Rio de janeiro. Out/dez.2005. Disponível em <http//: www.scielo.br.htm>. Acessado em 22 de janeiro de 2010.

CECCIM, R.B. Educação Permanente em Saúde:um desafio ambicioso e necessário. Interface. V9.n16. set/fev.2005.

COSTA, E.M.A; CARBONE,M,H. Saúde da Família: Uma abordagem interdisciplinar . Ed. Rubio. Rio de janeiro. 2004