Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
HIPERTENSÃO ARTERIAL EM IDOSOS: enquanto problema de saúde pública
JANEUMA KELLI DE ARAÚJO FERREIRA, FILOMENA ALÉSIA DA SILVA, Joseline Pereira Lima, Lucidio Clebeson Oliveira, Simone Hérica de Medeiros Galvão Braga, Welina Maria de Paiva Dias

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares são a causa mais comum de morbidade e mortalidade em todo o mundo e entre os fatores de risco para doença cardiovascular encontram-se a hipertensão arterial. Objetivo: Analisar a assistência de enfermagem na prevenção e controle da hipertensão arterial em idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada na Unidade Básica, localizada no município de Antônio Martins/RN. Os sujeitos da pesquisa foram 3 enfermeiros e 2 técnicos, como critérios de inclusão foram considerados os sujeitos que trabalham na Estratégia Saúde da Família - ESF há pelo menos seis meses e não exercer atividades de gerência. Foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada, para a análise e interpretação dos dados da pesquisa foi utilizada a técnica do Discurso de Sujeito Coletivo (DSC). No transcorrer da análise buscou-se promover um diálogo entre a percepção apresentada pelos sujeitos da pesquisa e os referenciais teóricos de determinados pes­quisadores do tema em pauta. Resultados: Perceber que a forma de prevenção assim como de controle da hipertensão arterial para com os idosos é um pouco arcaica e não há um embasamento teórico atualizado, dessa forma o trabalho realizado pela equipe da ESF deixa a desejar, já que a hipertensão assim como qualquer outra patologia tem passado por modificações em relação ao seu tratamento e os profissionais devem estar bem fundamentados. Isso se tornará possível quando os profissionais da ESF principalmente os enfermeiros começarem a fazer o que realmente é de sua competência, atuando de forma ativa fazendo a prevenção e o controle da hipertensão arterial evitando suas possíveis complicações. Conclusão: Dessa forma quando os profissionais da ESF principalmente os enfermeiros comecem a realizar uma sistematização da assistência de enfermagem, atuando de forma ativa fazendo a prevenção e o controle da hipertensão arterial evitando suas possíveis complicações, assim tem-se a necessidade de haver capacitações para os profissionais, para que os mesmos tenham um embasamento teórico e científico para melhor desenvolverem suas atividades.

Palavras-chave


Idoso; Enfermagem; Estratégia Saúde da Família

Referências


PAIVA DC. Profitti de; BERSUSA, A.A. Sanches; ESCUDER, M. M. L. Avaliação da assistência ao paciente com diabetes e/ou hipertensão pelo Programa Saúde da Família do Município de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.22, n. 2, fev. 2006. Disponível em: < http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102311X2006000200015&script=sci_arttext> Acesso em: 20 fev. 2011.

 

LUCCHENSE F. Desembarcando a Hipertensão. Porto Alegre: L&PM, 2010.

 

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed.São Paulo: Atlas, 2008