Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS DO ENSINO EM SAÚDE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Juliana Romano Romano de Lima, Érika Mara Valentim da Silva, Julliana Edwiges Lopes de Medeiros, Janaína Paula Costa da Silva

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicas do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante as aulas da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) ofertada aos cursos: enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia. Este relato trata da experiência das turmas alocadas no bairro Maracujá – Santa Cruz/RN. SACI objetiva que o acadêmico desenvolva habilidades no campo das relações interpessoais, por meio do trabalho em equipe, propiciando um ambiente favorável à reflexão dos problemas de saúde naquela comunidade. Busca-se o conhecimento da relação educação, saúde e cidadania, por meio do trabalho multiprofissional e interdisciplinar. RESULTADOS: As atividades, em sua maior de aspecto prático, desenvolvem-se  por meio de aulas de campo. Por meio destas, foi possível refletir acerca da dinâmica social da comunidade e perceber as interações que influenciam a saúde da população, desde os aspectos como infraestrutura, meio ambiente, economia local até as relações existentes entre os moradores e a (única) unidade básica de saúde do bairro. Os passeios exploratórios pelo bairro são conduzidos por agentes comunitários de saúde, que fornecem informações inerentes à saúde da comunidade. Com base na observação da área, no diálogo com a população e com os profissionais da UBS, foi construído um mapa social, que possibilitou a identificação dos problemas, objetos passíveis de intervenção pelo grupo de acadêmicos. A confecção deste permitiu melhor entendimento da dinâmica dos servições de saúde no bairro, bem como uma observação mais aprofundada das condições econômicas, sociais e culturais, e a interferência desses fatores na saúde da população local. REPERCURSSÕES DA EXPERIÊNCIA: O método empregado na SACI tem sua relevante importância para os acadêmicos, pois é a partir da observação desses determinantes sociais de saúde que se pode conhecer a realidade da comunidade e, assim, correlacioná-los com o processo saúde-doença.  Para as acadêmicas do curso de enfermagem,  a importância de uma disciplina que trabalhe de forma interdisciplinar, estimulando as habilidades do acadêmico e promovendo o desenvolvimento de ações de trabalho em equipe de forma crítica e reflexiva, priorizando uma abordagem problematizadora, está clara, pois também contribui para humanizar o olhar dos futuros profissionais que, certamente, trabalharão com a comunidade.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Relações Interpessoais; Determinantes Sociais de Saúde.

Referências


Goldstein RA, et al. A experiência de mapeamento participativo para a construção de uma alternativa cartográfica para a ESF. Ciência & Saúde Coletiva, 18(1):45-56, 2013.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Programa da Disciplina Saúde e Cidadania. Disponível em: http://www.ufrnet.br/~lmoreira/SACI/saude_e_cidadania_programa.htm.