Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
A afirmação da perspectiva crítico-dialética na atuação do Serviço Social: relato de experiência em estudos de casos com equipe multiprofissional no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB)
Marceane de Azevedo Silva

Última alteração: 2016-01-20

Resumo


Este trabalho é proveniente das reflexões desenvolvidas por assistente social na atuação da política de saúde e, especificamente, com equipe multiprofissional do HUAB. Tem-se como objetivo: abordar, sucintamente, a experiência vivenciada pelos profissionais de Serviço Social em sua contribuição na análise biopsicossocial a partir da metodologia de estudo de caso de usuários da pediatria no referido Hospital.

Através da intervenção com usuários no setor de pediatria do HUAB, constata-se que o usuário, o qual se encontra em internamento, apresenta diversas demandas interligadas que vão além dos aspectos clínicos e individuais. A metodologia adotada pela equipe para esse aprofundamento é desenvolvida conforme descrito a seguir. Após visita(s) de cada profissional aos leitos dos usuários internados é realizado uma reunião semanal com a equipe multiprofissional. A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, médicos egraduandos em Enfermagem e Medicina. Nessa reunião, os representantes das várias profissões socializam informações pertinentes a sua atuação e a interação dessas informações consiste no estudo de caso.

No tocante a atuação dos assistentes sociais nos estudos de casos, o primeiro passo é a aproximação da realidade sociofamiliar dos usuários. Essa aproximação se dá através da aplicação das técnicas de entrevista social, observação técnica e escuta qualificada, em diversos atendimentos. Nesse momento, é importante ter claro o direcionamento ético-político da categoria, norteado por meio do compromisso com o Código de Ética do Assistente Social. Dessa forma, a atuação se pauta numa compreensão da realidade a partir do aporte teórico crítico-dialético, que aborda os sujeitos em processos de desigualdades característicos da lógica societária vigente.

Para o Serviço Social, a análise do contexto vivenciado pelos sujeitos permite, sem prejuízo de outros fins, a identificação de demandas. A partir da experiência profissional, constata-se que as demandas postas ao Serviço Social estão imbricadas nas relações de desigualdades inerentes ao sistema societário capitalista. Essas relações se expressam nas diversas formas violências e nas contradições vividas pelos sujeitos.

A partir da identificação das demandas, o assistente social traça estratégias, dentro dos seus limites e possibilidades profissionais. Ou seja, elabora uma intervenção prática. O atendimento das demandas dos usuários internados no HUAB possui como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Em todo momento de atuação profissional no referido hospital, o assistente social estabelece relações com as outras profissões. Na reunião de estudo de caso, o diálogo com as diversas profissões permite a explanação e conhecimento aprofundado dos casos e intervenções interligadas e complementares.

A partir da experiência de atuação nos estudos de caso, enquanto prestação de atendimento aos usuários internados no HUAB, comprova-se que o Serviço Social se apoia em práticas que apreendem os usuários enquanto sujeitos de direitos e se distancia de condutas estigmatizantes, autoritárias e preconceituosas, buscando o respeito às particularidades e autonomia.