Rede Unida, Encontro Regional Nordeste I 2015

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO III: COMPARTILHANDO SABERES NA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ.
Rosangela Diniz Cavalcante, Gláucya Raquel Souza da Fonsêca Dutra, Gisleane Bezerra Lopes, Raquel Mirtes Pereira da Silva, Clécio André Alves da Silva Maia

Última alteração: 2015-10-26

Resumo


DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O espaço do estágio supervisionado na graduação em enfermagem favorece a construção de habilidades e competências que irão subsidiar uma prática profissional mais autônoma e responsável com as necessidades sociais. Na instituição hospitalar as práticas precisam ser repensadas continuamente para a melhoria da atenção à saúde, contribuindo assim para a desmitificação desse ambiente hostil e estigmatizado e estimulando a coparticipação do usuário no cuidado.  Durante o estágio na clínica cirúrgica atentou-se pela falta de informação no período que antecedia o procedimento cirúrgico, ofertadas aos pacientes e acompanhantes, onde os respectivos demonstraram dúvidas e anseios, o que pode prejudicar a sua recuperação bem como a realização da cirurgia. Com intuito de sensibilizar pacientes e acompanhantes acerca dos cuidados necessários antes da cirurgia realizou-se um projeto de intervenção no mês de julho de 2014 no Hospital Regional do Seridó em Caicó-RN. Os atores envolvidos foram pacientes internados e seus acompanhantes, 02 estagiárias de enfermagem, 04 supervisores de estágio do Campus Caicó-UERN e profissionais da equipe de enfermagem. A ação utilizou a roda de conversa interativa entre os envolvidos, com exposição e orientação através de panfleto ilustrativo. RESULTADOS ALCANÇADOS: Durante a atividade mostrou-se com detalhes cada recomendação existente no panfleto, além de tirar as dúvidas e anseios dos usuários, alertando sobre a importância do preparo físico e psicológico necessário. Também foi disponibilizado panfletos produzidos aos demais membros da equipe com intuito de darem continuidade a atividade após o término do estágio. A experiência contribuiu significativamente para pacientes e seus familiares que puderam amenizar dúvidas e se sentirem inseridos no processo de cuidado. Possibilitou também uma aproximação constante com o processo ensinar e aprender, através das trocas de experiências vivenciadas no âmbito hospitalar. REPERCURSSÕES DA EXPERIÊNCIA: O estágio é de suma importância para atender ao objetivo de formar enfermeiros capazes de intervir na realidade de saúde, a trabalhar em equipe e a desenvolver seu processo de trabalho no âmbito hospitalar em consonância com os princípios norteadores do SUS. Além disso, a universidade junto aos serviços de saúde pode auxiliar na condução de práticas de saúde mais compartilhadas e horizontais, envolvendo os usuários nesse processo.

Palavras-chave


Enfermagem; cuidado; cirurgia

Referências


REFERÊNCIAS

BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D. S. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. v.1, v.2.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CHRISTÓFORO, B. E.; CARVALHO, D. S. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP [on line]. v. 43, n. 1, p. 14-22, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/02.pdf> Acesso em: 01 de jul. 2014.