Tamanho da fonte:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO III: COMPARTILHANDO SABERES NA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ.
Última alteração: 2015-10-26
Resumo
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O espaço do estágio supervisionado na graduação em enfermagem favorece a construção de habilidades e competências que irão subsidiar uma prática profissional mais autônoma e responsável com as necessidades sociais. Na instituição hospitalar as práticas precisam ser repensadas continuamente para a melhoria da atenção à saúde, contribuindo assim para a desmitificação desse ambiente hostil e estigmatizado e estimulando a coparticipação do usuário no cuidado. Durante o estágio na clínica cirúrgica atentou-se pela falta de informação no período que antecedia o procedimento cirúrgico, ofertadas aos pacientes e acompanhantes, onde os respectivos demonstraram dúvidas e anseios, o que pode prejudicar a sua recuperação bem como a realização da cirurgia. Com intuito de sensibilizar pacientes e acompanhantes acerca dos cuidados necessários antes da cirurgia realizou-se um projeto de intervenção no mês de julho de 2014 no Hospital Regional do Seridó em Caicó-RN. Os atores envolvidos foram pacientes internados e seus acompanhantes, 02 estagiárias de enfermagem, 04 supervisores de estágio do Campus Caicó-UERN e profissionais da equipe de enfermagem. A ação utilizou a roda de conversa interativa entre os envolvidos, com exposição e orientação através de panfleto ilustrativo. RESULTADOS ALCANÇADOS: Durante a atividade mostrou-se com detalhes cada recomendação existente no panfleto, além de tirar as dúvidas e anseios dos usuários, alertando sobre a importância do preparo físico e psicológico necessário. Também foi disponibilizado panfletos produzidos aos demais membros da equipe com intuito de darem continuidade a atividade após o término do estágio. A experiência contribuiu significativamente para pacientes e seus familiares que puderam amenizar dúvidas e se sentirem inseridos no processo de cuidado. Possibilitou também uma aproximação constante com o processo ensinar e aprender, através das trocas de experiências vivenciadas no âmbito hospitalar. REPERCURSSÕES DA EXPERIÊNCIA: O estágio é de suma importância para atender ao objetivo de formar enfermeiros capazes de intervir na realidade de saúde, a trabalhar em equipe e a desenvolver seu processo de trabalho no âmbito hospitalar em consonância com os princípios norteadores do SUS. Além disso, a universidade junto aos serviços de saúde pode auxiliar na condução de práticas de saúde mais compartilhadas e horizontais, envolvendo os usuários nesse processo.
Palavras-chave
Enfermagem; cuidado; cirurgia
Referências
REFERÊNCIAS
BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D. S. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. v.1, v.2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
CHRISTÓFORO, B. E.; CARVALHO, D. S. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP [on line]. v. 43, n. 1, p. 14-22, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n1/02.pdf> Acesso em: 01 de jul. 2014.